O Grupo Muffato fechou parceria no Paraná com a IDXP Analytics – uma empresa brasileira com sede no Vale do Silício –, que utiliza tecnologia para monitorar o comportamento do cliente no Ponto de Venda (PDV), traçando um raio-x diário e completo de todos os que visitaram as lojas.
O funcionamento é simples: câmeras inteligentes, que são instaladas nos PDVs e cobrem todos os setores da loja, registram o comportamento dos consumidores. Os dados são transmitidos para o software desenvolvido pela IDXP, ao qual as informações são analisadas e cruzadas com os mapas da loja e os tickets de vendas. Por fim, são gerados relatórios conclusivos identificando padrões de comportamento e performance de vendas.
A partir dessa inteligência, é possível saber quantos clientes passaram pela loja; quantos estiveram em cada corredor; quanto tempo ficaram em determinada seção; quais são as zonas frias e as quentes; a eficiência de cada gôndola, de cada ponto promocional, enfim, o sistema traça um verdadeiro mapa da loja, que aponta as deficiências de execução no PDV e as mudanças a serem feitas para saná-las.
Segundo o diretor do Grupo, Everton Muffato, trata-se de uma ferramenta de suma importância para a tomada de decisões estratégicas, que abrange um conhecimento aprofundado do shopper e da performance dos produtos no PDV.
“É uma solução que permite vender mais para os mesmos clientes que já frequentam nossas lojas, aproveitando ao máximo o tempo de permanência deles no PDV.”
Por enquanto, a solução foi instalada em duas lojas do Grupo Muffato em Londrina e Ponta Grossa, e será estendida para outras unidades em 2017.
“Já temos importantes players da indústria se posicionando a favor desta parceria a fim de ganhar vantagem competitiva com o uso desta poderosa ferramenta”, conta Muffato.