Um dos cartões postais da cidade de São Paulo, o Edifício Itália, localizado no entroncamento das avenidas Ipiranga e São Luís, passou a abrigar uma loja de supermercado de vizinhança no piso térreo. A terceira unidade do Hirota Food Express é o pontapé inicial de um plano ambicioso de expansão: a rede quer abrir 50 lojas de conveniência no modelo japonês, chamado de Konbini, em cinco anos na cidade de São Paulo.
Segundo informações do Hirota, a expectativa é que 20 lojas sejam inauguradas em 2017, com a admissão de 300 trabalhadores. Neste ano já foram três: além da unidade do Edifício Itália, uma na Avenida Paulista e outra no Shopping Eldorado.
“Esse modelo é adequado à crise e ao estilo de vida do paulistano”, diz Leandro Kamada, gerente de Novos Negócios e neto do fundador. O investimento total estimado nesse projeto é de quase R$ 40 milhões, o equivalente ao que seria gasto para erguer de duas a três lojas tradicionais de supermercado.
A expectativa é que o faturamento da empresa cresça 300% em 2017, puxado pelas lojas de conveniência, e que esse formato responda por metade das vendas ao final de cinco anos. A outra metade viria das lojas de supermercados.
Konbini
O modelo de conveniência japonês são lojas pequenas, com 150 a 300 metros quadrados, localizadas em regiões com grande fluxo de pessoas em áreas centrais. Em Tóquio, capital japonesa, há quatro mil lojas no formato Konbini.
Eugênia Fonseca, gerente da empresa, explica que esse formato é diferente das lojas dos concorrentes em operação no País. No Japão, a loja de conveniência é um lugar onde o consumidor pode encontrar de tudo e com grande oferta de pratos prontos e saudáveis.
“É onde você pode resolver a vida”, diz ela. Na sua avaliação, as lojas concorrentes em operação hoje em São Paulo são “mais do mesmo”. Isto é, reproduzem em menores proporções o que já é oferecido num supermercado tradicional.
Clique aqui e veja a matéria na íntegra.
Fonte: Estado de S.Paulo