No próximo ano, a criatividade e o investimento serão fundamentais para atrair e reter mais consumidores. As ações que não deram certo em 2016 devem servir como aprendizado e instrumento de melhoria contínua para 2017, ocasião em que também será preciso ficar atento às inovações tecnológicas que surgiram nos últimos tempos, e que ganham força junto aos clientes.
A Endeavor, uma organização sobre empreendedorismo, separou algumas tendências que auxiliarão o varejista a elaborar estratégias, conquistar o consumidor e alavancar as vendas. Confira algumas delas:
Varejo Híbrido
Com a intenção de oferecer mais praticidade e uma melhor experiência sensorial no ponto de venda, muitas lojas estão criando ambientes para o consumidor encontrar produtos de segmentos diferentes, a partir de serviços, degustações e produtos que possam atingir o mesmo público-alvo.
Canais em sintonia
O consumidor atual é adepto à tecnologia, seja para pesquisar, se informar sobre produtos e/ou trocar experiências nas redes sociais. A decisão de compra está cada vez mais aliada aos diversos canais disponíveis e, portanto, o varejista precisa se preparar ou, pelo menos, iniciar essa comunicação. As limitações do espaço físico e digital estão cada vez menores (fato que merece à atenção do supermercadista), visto que muitos concorrentes estão apostando em canais na Internet.
Empoderamento do consumidor
O consumidor ganhou mais importância do que nunca e, mais exigente, está comprometido com o que realmente deseja comprar – e não está tão propenso a ser fiel às marcas. Este é um desafio para o varejista, que precisa criar verdadeiros embaixadores, a partir da boa relação com os clientes e, claro, ao oferecer ótimos serviços, preços e uma comunicação rica.
“Estender o tapete vermelho” para os clientes deixou de ser iniciativa só do mercado de luxo. Hoje, toda marca precisa oferecer tratamento diferenciado e, assim, criará embaixadores. Uma boa relação com os clientes se refletirá na vida real e nas redes sociais, o que aumenta as interações com a marca e os comentários positivos.
Melhorar a relação com os colaboradores
A empresa que cuidará bem do cliente também tem a obrigação de cuidar dos colaboradores. Além da opinião dos consumidores sobre o atendimento e os produtos nos mais diversos canais, tais como nas redes sociais, a relação entre as marcas e colaboradores também é um fator que pode criar diferentes reações do consumidor.
Sustentabilidade
Além do fator saúde, produtos sustentáveis e empresas que, genuinamente, demonstram preocupação com o meio ambiente, despertam cada vez mais o interesse dos clientes. Veja uma ação interessante, que é ligada ao assunto: contamos aqui no blog sobre uma máquina que troca embalagens por benefícios. Ações deste tipo podem ser um atrativo, além da preocupação com a natureza.
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Fonte: Endeavor