No dia 22 de fevereiro, a ABRAS divulgará o 2º Balanço Anual do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), que, criado em 2012, tem o objetivo de verificar a presença de agrotóxicos autorizados em níveis de resíduos dentro dos Limites Máximos (LMR) estabelecidos pela ANVISA, nos alimentos comercializados pelos supermercados.
O evento, que será realizado às 9h30, no Roof Top 5, em São Paulo, contará com importantes temas da cadeia produtiva de FLV, a serem debatidos por especialistas da área, inclusive por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na ocasião também acontecerá a Premiação Destaque RAMA 2017, e exposição de produtos.
De abrangência nacional, o Programa RAMA conta, hoje, com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a participação de 40 varejos (que representam mais de 20% das vendas totais de FLV comercializados pelo setor no Brasil). No total, são 81 produtos monitorados (dos 290 rastreados) constantemente.