O primeiro supermercado inaugurado no Brasil foi aberto em 1953 na cidade de São Paulo, se chamava “Sirva-se”. Foi a partir daí que os armazéns de Secos e Molhados evoluíram comercialmente para o que conhecemos hoje como setor supermercadista. Por quase 18 anos, os supermercadistas se reuniam na Associação Comercial de São Paulo. A pujança do setor, que já se mostrava a mola propulsora do setor terciário na economia da época, apresentou a necessidade de constituir uma representação político-institucional, e foi a partir daí que os empresários supermercadistas que acreditavam em uma sociedade mais próspera através da livre iniciativa fundaram, no dia 12 de maio de 1971, a Associação Paulista de Supermercados.
Desde então, a APAS tem destacado sua atuação para fomentar um novo pensamento e novos conceitos e procedimentos em torno do setor supermercadista, iniciativa fundamental para fomentar a economia brasileira, uma vez que, graças a essencialidade dos produtos comercializados, o setor supermercadista é o que melhor reflete a saudabilidade financeira das famílias brasileiras.
Por isso, entender como ocorreu a evolução do setor supermercadista no Brasil irá te ajudar a compreender a sua importância. Sem falar que conhecer as histórias de sucesso e que fizeram com que esse setor crescesse tanto, também pode servir de inspiração para os varejistas que querem começar um negócio nesse ramo.
Ou seja, é um gigante da economia e de extrema importância para o país. O primeiro supermercado brasileiro surgiu em 1953, na cidade de São Paulo e se chamava Sirva-se.
Isso foi possível já que nos anos 70 o papel dos supermercados na distribuição de alimentos começou a crescer, passando de 26% para 85% nas décadas seguintes. Esse crescimento se deve principalmente à competição existente no setor, já que quanto maior o número de estabelecimentos e marcas, maior é a concorrência.
Além disso, durante os períodos de altas inflações, em que os preços das mercadorias mudavam diariamente, os donos de supermercados conseguiram lucrar bastante. Isso ocorreu porque com a constante mudança nos preços, as pessoas compravam grandes quantidades de produtos o que gerava um bom giro de estoque. Desta forma, os donos de supermercado conseguiam negociar bons preços com os fornecedores.
Assim que a economia se estabilizou e o número de concorrentes cresceu, os donos de supermercado tiveram que ser criativos para conseguir se destacar da concorrência. Ou seja, se na época da inflação alta os preços mais baixos eram o principal fator que os clientes utilizavam na hora de escolher onde fazer as compras. Por outro lado, com as mudanças os consumidores passaram a ficar atentos a outros diferenciais, como bom atendimento, qualidade e diversidade de produtos, dentre outros.
Isso fez com que novas estratégias de marketing começassem a ser utilizadas tanto para atrair a atenção dos consumidores, para fidelizá-los e para aumentar as vendas.
Hoje, além de apoiar a competitividade brasileira e reivindicar a diminuição dos custos de produção e a desoneração dos impostos dos alimentos da cesta básica, a APAS tem como propósito representar e desenvolver continuamente o setor do varejo alimentar, gerando valor de maneira sustentável aos associados e a todas as partes interessadas.