A Associação Paulista de Supermercados (APAS) lança todos os anos uma campanha de apoio ao Outubro Rosa, por meio da Diretoria de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, com o objetivo de conscientizar seus associados, colaboradores e clientes sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, com informações e o estimulo ao exame e diagnóstico precoce. A campanha inclui distribuição de materiais informativos e decoração temática nos supermercados participantes.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil, representando cerca de 29,7% dos novos casos anuais. Em 2023, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou aproximadamente 73 mil novos casos da doença no país. A taxa de mortalidade é elevada, especialmente devido ao diagnóstico tardio. A campanha Outubro Rosa visa aumentar a conscientização sobre a importância da detecção precoce, o que melhora significativamente as chances de tratamento eficaz e cura. A mamografia é a principal ferramenta de rastreamento.
Para prevenir o câncer de mama, é importante adotar hábitos saudáveis, como:
- Manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas;
- Evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar;
- Realizar o autoexame das mamas regularmente, conhecendo seu corpo e identificando alterações;
- Fazer mamografias de rotina (recomendado para mulheres a partir dos 40-50 anos, ou antes, caso haja histórico familiar);
- Consultar o médico regularmente, especialmente se houver fatores de risco como histórico familiar de câncer de mama.
Para aderir ao movimento e participar desta grande campanha, que mobiliza empresas e diversos agentes da saúde e do setor supermercadista, baixe gratuitamente o material de divulgação.