
No dia 4 de dezembro, o vice-governador Felicio Ramuth iniciou a campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. A ação, promovida pela Defesa Civil com apoio de outros órgãos estaduais, tem como foco a prevenção de desastres naturais e prepara o estado para a temporada de chuvas intensas, buscando minimizar riscos e garantir uma resposta eficiente em situações de emergência. Durante o evento, o Governo de São Paulo anunciou novos programas e parcerias, além de formalizar convênios e termos de cooperação, totalizando R$ 64,3 milhões em investimentos para integrar ações de Proteção e Defesa Civil.

O protocolo assinado entre a APAS e a Defesa Civil define ações de prevenção, como campanhas e orientações voltadas aos supermercados associados. O acordo também prevê a criação de um canal de comunicação para facilitar a colaboração entre as entidades em ações humanitárias durante desastres, incluindo logística, armazenamento e doações. A Defesa Civil investirá R$ 5,5 milhões na contratação de mapeamento de risco e na elaboração do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil. Essas iniciativas têm o objetivo de aprimorar a prevenção, a preparação e a resposta a desastres no estado de São Paulo, estabelecendo claramente as responsabilidades das instituições que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Essa colaboração reafirma o compromisso da APAS com a inovação e o desenvolvimento do setor supermercadista, ao mesmo tempo em que fortalece a rede de apoio às vítimas de catástrofes naturais na cidade de São Paulo e nas regiões ao redor.
