
A NRF (Retail Big Show), o maior evento de varejo do mundo, que aconteceu nesta semana em Nova Iorque, Estados Unidos, chega à sua 115ª edição. Consolidado como o palco para as principais inovações e tendências globais nas áreas de consumo, tecnologia, logística, gestão e sustentabilidade, o evento atrai anualmente centenas de brasileiros, incluindo líderes do setor supermercadista e do varejo, que buscam aprimorar suas estratégias, ampliar suas redes de contato e aplicar as tendências emergentes em seus negócios.
A APAS – Associação Paulista de Supermercados esteve presente na NRF 2025 com uma equipe formada por líderes da entidade e conselheiros, que acompanharam as tendências e inovações que irão moldar o setor supermercadista nos próximos anos.



Diretamente de Nova Iorque, a Coordenadora de Projetos e Processos da APAS, Fernanda Nogueira, acompanhou a transformação do setor por meio da inteligência artificial (IA), um dos temas em destaque nesta edição, além de observar de perto outras inovações tecnológicas importantes para o setor supermercadista e o varejo.
Fernanda destaca que, ao longo dos dias, a NRF 2025 apresentou soluções que otimizam a experiência do consumidor e os processos logísticos nos supermercados. A utilização de câmeras inteligentes, que monitoram as compras e permitem pagamentos automatizados, exemplifica como a tecnologia pode revolucionar o setor. O consumidor escolhe os produtos, e a IA realiza o pagamento de forma automatizada, sem necessidade de interação humana. Isso pode ser considerado como a visão do futuro, que, longe de ser algo distante, está cada vez mais próximo.



“Compreender que a IA também se destaca como uma ferramenta estratégica para a gestão de estoques, personalização da experiência de compra e aprimoramento da acuracidade dos dados, facilitando a tomada de decisões, é um divisor de águas para o setor. Recentemente, a APAS realizou um encontro com o time interno e os dirigentes, quando discutimos amplamente sobre a IA e seu uso aplicado ao nosso negócio. Para os supermercadistas, a inovação vai além de uma tendência; é uma necessidade para garantir a eficiência operacional e proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor”, afirma Fernanda.
Outro ponto de destaque para o time que acompanhou o evento é a abordagem da NRF 2025 sobre a gestão de pessoas.
Anderson Santos, Diretor de Gestão Corporativa, enfatiza a importância de alinhar as equipes aos objetivos estratégicos da empresa. “A cultura organizacional é o motor para o sucesso dos negócios. A tecnologia e a IA são ferramentas poderosas, mas é a cultura que conecta todos os aspectos da operação e impulsiona o desempenho das equipes. O objetivo é aplicar a tecnologia para humanizar o atendimento, criando experiências mais interativas e personalizadas, sem perder o toque humano essencial no varejo”, afirma Santos.
A NRF 2025 reforçou a ideia de que, embora a inovação seja importante, as empresas de varejo não devem negligenciar os pilares fundamentais do negócio. Investir em tecnologia, mantendo o foco nos aspectos essenciais, é uma lição importante compartilhada por líderes de grandes empresas. A sustentabilidade também se mantém como prioridade, com o setor buscando soluções para reduzir impactos ambientais e adotar práticas mais responsáveis. Assim, o futuro do varejo está cada vez mais atrelado à inovação e sustentabilidade.
