


A APAS Show 2025, maior evento supermercadista do setor de alimentos e varejo, incluiu em sua programação o evento de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, realizado nesta terça-feira, no Expo Center Norte. Com o tema “Liderança e Protagonismo: Novas atitudes, velhos valores”, o encontro reuniu cerca de 800 convidados e reafirmou o compromisso do setor com práticas conscientes, éticas e de impacto social.



A mestre de cerimônia Karina Pachiega conduziu a abertura e apresentou o Manifesto APAS Show e o vídeo institucional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. As produções destacaram o papel da APAS como agente mobilizador de boas práticas no setor, com foco em sustentabilidade, cidadania e impacto na sociedade.
A diretora de Responsabilidade Social da APAS, Débora Ortega, falou sobre a importância da atuação conjunta entre empresas, entidades e sociedade civil. Em sua fala, sintetizou o propósito da área: “Estar à frente da Responsabilidade Social na APAS é atuar com propósito e coerência, alinhada aos valores que movem o setor supermercadista. Ao lado da diretoria, da presidência e das nossas regionais, promovemos ações que geram impacto real e ampliam nossa rede de solidariedade.”



No começo do discurso, Débora comentou: “Estou muito feliz em representar essa diretoria, que tem um olhar atento ao próximo e que abraça causas. Nada faz sentido se não for para ajudar o próximo. Tenho isso como propósito de vida e tenho essa oportunidade aqui na APAS de fazer isso com a ajuda de muitas pessoas. Quero agradecer também à minha diretoria, que me acolheu tão bem. Este é o meu primeiro evento como diretora na APAS Show 2025, então é um momento muito especial.”



Um dos pontos do evento foi a homenagem às sete sempre-diretoras que atuaram na área: Maria do Rosário Brandão, Isabel dos Santos, Esther Gonçalves, Virginia Galassi, Suzana Sanzovo, Rosânia Dela Bruna e Mona Assaf, que não pôde participar. Antes de convidar as sempre-diretoras, Débora comentou: “O palco é passageiro, mas o legado é eterno. E é sobre isso, sobre um legado eterno, que estamos aqui. Nós, da diretoria, vamos fazer uma homenagem para as sempre-diretoras, que fizeram um trabalho que nos inspira e que eu tenho como minhas professoras. Agora, peço a presença da diretoria, das minhas parceiras e parceiros para que possamos fazer essa homenagem às sempre-diretoras e amigas da APAS.” Cada uma recebeu um buquê de flores, entregue simbolicamente por Débora Ortega, em reconhecimento ao trabalho realizado e ao legado construído.



Na sequência, Karina Pachiega convidou os quatro palestrantes para o painel “Prepare-se para o amanhã: Impactos das Emergências Climáticas no setor supermercadista”. Participaram Antonio Cesa Longo (presidente da AGAS), Lúcio Vicente (diretor do Instituto Akatu), Tatiana Pereira e Frank Amorim (Secretaria do Clima do Ministério do Meio Ambiente). Os painelistas apresentaram perspectivas sobre os desafios climáticos, os impactos no setor e as oportunidades de transformação, com foco na corresponsabilidade entre empresas, poder público e sociedade civil.



A programação contou também com a participação de Miguel Falabella que compartilhou mensagens sobre valores como empatia, ética e responsabilidade, e destacou sua relevância na construção de relações sustentáveis no ambiente empresarial, na sociedade e nas relações humanas. Compartilhou também episódios de sua trajetória e comentou: “A primeira palestra que fiz para o setor supermercadista foi em Porto Alegre, há muitos anos, mas quando me convidaram para hoje, perguntei: ‘Mas é uma palestra sobre teatro?’ É interessante voltar a esse setor nesta nova vertente da minha vida.”



Falabella ainda comentou: “Hoje, preciso de coisas fundamentais para viver. Aprendi com o tempo que preciso de proteína, hidratação, oxigenação e teia social, mas em doses equilibradas. É comunicabilidade, disciplina, adaptabilidade e praticidade. É o que chamo de agendamento, que é a famosa frase do Sócrates: ‘Conhece-te a ti mesmo, que as coisas ficam mais fáceis’. Compreendi a importância de me conhecer, de saber até onde posso ir e como posso ir. Tenho uma agenda interna que guia minhas decisões, e esse ensinamento levo para a vida.”



Durante o evento, a APAS divulgou dados sobre sua atuação no estado de São Paulo: presença em 645 municípios, geração de 669 mil empregos e a previsão de mais de 34 mil vagas abertas em 2025.
Em 2024, com o apoio da presidência, das regionais, distritais e colaboradores, a Diretoria de Responsabilidade Social ampliou sua atuação. Até o fim da APAS Show 2024, foram arrecadadas mais de 240,1 toneladas de alimentos e produtos, em parceria com a Associação Prato Cheio, o Programa Sesc Mesa Brasil, o Instituto Amigos do Bem e o Instituto Center Norte. As doações beneficiaram centenas de organizações sociais no estado, cerca de 300 comunidades no Nordeste e milhares de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Por meio da Prontz, o Movimento Arredondar incentivou microdoações de clientes em apoio a instituições localizadas no entorno dos supermercados associados.
No campo da sustentabilidade, a APAS apresentou um panorama de suas ações e parcerias. Pelo terceiro ano consecutivo, atingiu a meta de Aterro Zero no evento, em colaboração com o Instituto Center Norte e o Expo Center Norte. Em 2024, compensou 189 toneladas de CO₂ equivalente com certificação I-REC e promoveu o plantio de 1.000 mudas na Mata Atlântica, com o apoio da Witzler Energia.
Para 2025, a parceria com a Witzler Energia — agora adquirida pela Ultragaz — será mantida, com a compensação do escopo 2 por meio do I-REC. A APAS Show prevê o plantio de 1.640 mudas na Mata Atlântica.
A ação de arrecadação, parte do programa de combate à insegurança alimentar e ao desperdício, contou com a participação técnica de empresas expositoras e o apoio de cerca de 350 voluntários das instituições parceiras: Amigos do Bem, Associação Prato Cheio e Programa Sesc Mesa Brasil. A iniciativa fortaleceu a rede de solidariedade da entidade.



O evento foi encerrado com a entrega de certificados às Empresas Solidárias de 2025, em reconhecimento às organizações que se destacaram por suas ações sociais no último ano e pela participação em iniciativas de impacto social.
