
A Associação Paulista de Supermercados (APAS), por meio da sua Consultoria Jurídica e Tributária, promoveu na última semana mais uma reunião estratégica do Grupo de Trabalho Tributário, conduzida pelo gerente jurídico Carlos Manoel de Souza. O encontro teve como tema central os impactos e desdobramentos da Reforma Tributária, em especial os previstos pela Lei Complementar 214/2025, e reuniu profissionais das áreas fiscais, contábeis, de tecnologia e jurídico, bem como de contabilidades externas que atuam no setor supermercadista, associados e parceiros estratégicos de tecnologia, como a TOTVS.
A reunião contou, também, com a presença dos advogados Alexandre Magno Tenório, Rafael Casemiro e Mirella Motta Neves de Faria, assistente Jurídico APAS da Consultoria Jurídica da APAS, além de representantes da Consinco – unidade de negócios da TOTVS – com destaque para Antônio Viel e Kely Tenan, que compartilharam insights sobre a preparação tecnológica do setor frente às exigências do novo modelo tributário.
“O objetivo de discutirmos a Reforma Tributária no nosso Grupo de Trabalho é justamente antecipar os principais impactos da sua implementação para o setor supermercadista. Estamos falando de adaptações necessárias nos sistemas de ERP, frente de caixa, procedimentos internos e até mesmo nos contratos firmados pelas empresas e, durante esse período de transição e integração completa da CBS e do IBS, muitas empresas terão que lidar simultaneamente com o antigo e o novo regime, o que exigirá uma boa atuação contábil e fiscal, que será crucial para evitar inconsistências e reduzir riscos de autuação. A criação de grupos internos de trabalho será importante para planejar e executar essa transição com segurança”, destacou Carlos Manoel de Souza, gerente jurídico da APAS.
Durante o encontro, foram debatidos temas fundamentais como os novos modelos de documentos fiscais eletrônicos, apuração assistida, Split Payment, cashback vinculado ao CadÚnico, além da criação do CNPJ alfanumérico e suas implicações operacionais. A agenda também abordou o papel do planejamento tributário como ferramenta essencial de adaptação e conformidade.
A participação de empresas de tecnologia foi apontada como um elemento estratégico para o setor. Isso porque a Reforma exige mudanças estruturais que vão além da esfera jurídica ou contábil: há uma urgência em alinhar as soluções de TI aos novos tributos – CBS, IBS e o Imposto Seletivo –, cuja implementação começa já em 2026, com um modelo gradual até 2033.
Antônio Viel, Consultor Tributário e Especialista de Produto da TOTVS, ressaltou a importância da preparação tecnológica e da conscientização dos contribuintes: “Aproveitamos esse momento de transição para reformular nosso modelo de configuração tributária no ERP. Já liberamos um novo produto para atender os tributos da Reforma, que está sendo validado com nossos clientes. Também estamos investindo fortemente na ambientação e educação tributária, para que o mercado compreenda os novos cenários. A reforma exige ações imediatas: o ano-teste de 2026 exige sistemas prontos já no segundo semestre de 2025.”
O encontro reforçou também a importância da integração entre as áreas contábil, fiscal, comercial e de tecnologia da informação dentro das empresas, bem como os investimentos em capacitação de equipes e atualização contratual. “Nossos associados precisam estar atentos. Haverá necessidade de investimento em tecnologia, em qualificação de profissionais e na revisão de processos internos. Não é uma mudança simples, e ela será contínua até 2033. Esse novo modelo tributário trará impactos na formação de preços, nas estratégias de mercado e a logística de distribuição. O planejamento agora será decisivo para garantir competitividade e conformidade lá na frente”, concluiu Carlos Manoel.
A APAS seguirá acompanhando de perto o avanço da regulamentação e promovendo debates estratégicos com seus associados, oferecendo suporte técnico e institucional para que o setor supermercadista esteja preparado para a nova realidade tributária do país.
