O Makro, maior atacadista brasileiro com foco em clientes profissionais, completou ontem (23 de outubro) 36 anos de aposta no mercado brasileiro. Só neste ano, foram investidos R$ 200 milhões na ampliação do número de lojas, restaurantes e postos de combustíveis no interior do País e, em 2009, serão aplicados mais R$ 240 milhões para o mesmo objetivo.
Segundo a empresa, a estratégia de crescimento é agressiva e está focada na expansão fora das capitais e atuação em novos negócios. A companhia, que já abriu cinco novas lojas neste ano, deve inaugurar outras três até dezembro, chegando a 65. As próximas praças escolhidas são Porto Velho (RO), Presidente Prudente (SP) e Campos de Goytacazes (RJ). Até 2012, deve-se chegar à marca de 100 lojas.
Além das lojas, o Makro deseja avançar no varejo de combustíveis. O grupo, que foi pioneiro ao inaugurar o seu primeiro posto em 1974, hoje possui 26 em todo o país. Até o ano passado, as unidades operavam com a bandeira BR, e hoje, para acelerar a expansão, a idéia é investir também na marca própria. A expectativa da empresa é chegar a 40 postos Makro até o final de 2009.
Adega na Vila Maria
A rede lança hoje, na unidade Vila Maria, em São Paulo, um espaço totalmente dedicado à gastronomia, com foco no público de food service. Trata-se do ‘Speciale Adega & Emporium´, com mais de 1000 rótulos de bebidas, adega climatizada e cozinha experimental com cursos de capacitação em gastronomia e enologia. O ponto-de-venda também comercializará, além de vinhos e destilados, queijos, embutidos, chocolates finos, cafés especiais, charutaria, acessórios e utensílios para bar.