Hoje celebramos o Dia Estadual do Supermercadista, uma data que celebra todos os profissionais que fazem do varejo um elo essencial entre a indústria e o consumidor.
Em 2024, o Estado de São Paulo deu um passo importante ao instituir oficialmente esta data por meio da Lei n° 18.149/2025, sancionada em abril do ano passado. A iniciativa, de autoria do deputado estadual Danilo Balas (PL), com coautoria da deputada Carla Morando (PSDB), foi construída em diálogo com a APAS.
Neste 2025, celebramos o primeiro ano dessa conquista consolidada no calendário paulista, reforçando o reconhecimento público à relevância econômica e social do setor supermercadista.
O varejo alimentar paulista é um dos motores da economia do Estado, gerando 700 mil empregos diretos, 1 milhão de empregos indiretos e reúne mais de 27 mil lojas que garantem o abastecimento e o acesso da população a produtos essenciais.
“Temos uma presença marcante em todas as regiões do Estado e desempenhamos um papel essencial no abastecimento, na geração de empregos e na movimentação da economia. Celebrar o Dia Estadual do Supermercadista é reconhecer a força de um setor que trabalha todos os dias para garantir o bem-estar da população e o desenvolvimento de São Paulo”, afirma Erlon Ortega, presidente da APAS.
Neste 12 de novembro, agradecemos a cada supermercadista que contribui para o abastecimento, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico do nosso Estado. E também reconhecemos o empenho dos parlamentares na criação da lei que consolidou essa data de celebração e valorização.
Que este dia reforce nosso compromisso com o abastecimento, a geração de empregos e o desenvolvimento do Estado, valorizando a força de todos que constroem o setor supermercadista.
