A Diretoria de Responsabilidade Social da APAS realizou, esta semana, uma visita institucional à planta da JBS, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre iniciativas que fortalecem o desenvolvimento do setor supermercadista em temas como formação profissional, impacto social e boas práticas de gestão.
A agenda contou com a presença da nossa Diretora de Responsabilidade Social, Débora Ortega, das Vice-Diretoras regionais e distritais e do nosso Presidente, Erlon Ortega. Fomos recebidos por Rafaela Biamante, Gerente Executiva de Trade & Sales da JBS, que conduziu a apresentação técnica e foi a porta-voz das ações e programas da empresa voltados à formação, sustentabilidade e compromisso social.
Durante a visita, tivemos a oportunidade de conhecer mais profundamente o trabalho desenvolvido pelo Instituto J&F, que estrutura programas de educação, qualificação e inclusão produtiva voltados a diferentes setores da cadeia alimentar. A experiência trouxe insumos relevantes para avaliarmos novas possibilidades de cooperação, sobretudo em iniciativas que se conectam diretamente às necessidades do varejo supermercadista.



A relação entre APAS e JBS já gera resultados concretos, como o Curso Prático Açougueiro de Valor, oferecido pela Escola APAS, que une capacitação técnica, qualificação profissional e fortalecimento da operação de açougue – um dos pilares da experiência de compra no supermercado.
Para Débora Ortega, a visita reforça o compromisso da APAS em prol do desenvolvimento do setor. “Quando unimos conhecimento técnico, responsabilidade social e uma visão compartilhada de futuro, criamos oportunidades reais de transformação. Essa agenda com a JBS e o Instituto J&F nos permite olhar para o setor supermercadista com ainda mais profundidade, humanidade e construir caminhos que impactem de forma duradoura nossos profissionais e nossas comunidades.”
Além de conhecer uma operação industrial de alta complexidade e padrões de excelência, vivemos um momento de escuta, troca e alinhamento estratégico. A visita abre caminhos para novos projetos conjuntos e fortalece uma rede de colaboração que contribui para um varejo ainda mais preparado, responsável e conectado às demandas da sociedade.
