
Na semana passada, realizamos uma agenda com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para tratar dos efeitos do parcelamento de créditos de ICMS sobre estoques de produtos, tema estabelecido pela Portaria SER nº 65/2025.
Durante o encontro, reforçamos a preocupação do setor supermercadista com o impacto que a medida pode gerar no fluxo de caixa das empresas, especialmente em um período crítico de preparação para as vendas de fim de ano. Essa análise técnica e antecipada é fundamental para mantermos previsibilidade e segurança na gestão tributária dos nossos associados.
A reunião contou com a participação de Roberto Longo, Conselheiro APAS e Sonda Supermercados; Emerson Barbosa, Tributário Sonda Supermercados; Danilo Bonfim, Diretor Jurídico e Relações Governamentais do Carrefour e Conselheiro APAS; Roberta Silva, do Time Tributário Carrefour; Roberta Bechelli, Diretora de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa do GPA; e Renata Macedo, Gerente Tributária do GPA.
Pelo time da APAS, participaram: Guilherme Rezende, Coordenador de Relações Institucionais; Rafael Casemiro, Advogado; e Jonas Del Nobile, Analista de Relações Institucionais.
A Secretaria da Fazenda também esteve representada pelo Secretário-Executivo, Rogério Campos, pelo Secretário-Adjunto, Hélio Fumio Kubata, e pelas integrantes do gabinete Emy Sato e Eliane Murakami.
Seguimos atentos aos temas que influenciam diretamente a operação dos supermercados paulistas e comprometidos em garantir que as decisões tributárias considerem a realidade e a dinâmica do setor que mais emprega no estado.
