Na última segunda-feira (22/12), representantes da APAS – Associação Paulista de Supermercados participaram de uma reunião institucional com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Dr. Nico Gonçalves. O encontro foi intermediado pelo Secretário de Segurança Urbana da capital paulista, Orlando Morando, e teve como objetivo fortalecer o diálogo e alinhar procedimentos e canais ágeis de relacionamento entre o setor supermercadista e a Secretaria de Segurança Pública.
Também estiveram presentes o Comandante-Geral da Polícia Militar, Cel. Coutinho; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Dr. Arthur Dian; e o Coordenador Operacional da Polícia Militar, Cel. Lucena. Representando a APAS, participaram Carlos Correa, Diretor-Geral da entidade; Paulo Pompilio, Conselheiro; Marcelo Domingos, gerente de serviços ao supermercado; e Guilherme Rezende, coordenador de relações institucionais.
Durante a reunião, foram definidos encaminhamentos e orientações operacionais para situações que envolvam a segurança nas lojas do setor supermercadista. Em casos de furtos, a recomendação é acionar imediatamente o telefone 190. Além disso, as áreas de Operações de Loja e/ou de Relações Institucionais da APAS devem ser comunicadas para que possam articular o encaminhamento junto ao Secretário de Segurança Urbana.
A Polícia Militar reforçou ainda a importância do registro de boletins de ocorrência por parte dos estabelecimentos, como instrumento fundamental para a formalização e o avanço das investigações.
A iniciativa reforça o compromisso da APAS em atuar de forma integrada com o poder público, contribuindo para a segurança dos colaboradores, consumidores e da operação do varejo alimentar no Estado de São Paulo.
