No mês de janeiro, as vendas do setor supermercadista cresceram 6,54%, em relação ao mesmo período de 2008. De acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado hoje (3 de março) pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados, em valores nominais houve alta de 12,76% em relação ao mesmo mês do ano anterior e queda de -22,59% sobre dezembro.
Para o presidente da entidade, Sussumu Honda, a queda nas vendas em relação a dezembro é normal, já que o último mês do ano é o período de maior venda dos supermercados. “A boa notícia é que mantivemos o crescimento em comparação a janeiro de 2008. Isso porque o rendimento médio do trabalhador manteve a trajetória de crescimento. Ou seja, os reflexos da crise ainda não chegaram à mesa dos brasileiros”, completa.
Índice de Volume
De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou ligeira alta de 0,1% nas vendas em 2008, se comparadas a 2007, quando o crescimento foi de 2,7%. Das cestas pesquisadas, a que apresentou maior alta nas vendas foi a de bebidas alcoólicas, com 6,3%. A cesta higiene, saúde e beleza registrou queda de -3,0%. Já a cesta de perecíveis apresentou, no ano passado, queda de -0,5% nas vendas. Em 2007, houve alta de 7,1%.
Dentro de cada cesta, os produtos com os mais expressivos aumentos foram: energéticos, com 29,8% (bebidas não alcoólicas), cervejas, com 10% (bebidas alcoólicas); e leite condensado, com 5,7% (mercearia doce). Os produtos com maiores quedas foram pós-shampoo, com -8,8% (higiene e beleza), frios e embutidos, com -2,3% (perecíveis).