Mais de 1,7 mil empresários, empreendedores e lideranças políticas de Campinas e região participaram no dia 14 de abril, no Royal Palm Plaza Resort Campinas, de rodada de negócios – a primeira ação prática do Mova-se – Movimento em Defesa da Produção e do Emprego. O encontro surgiu por iniciativa da Agencamp – Agência Metropolitana de Campinas, do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas e da Fiesp/Ciesp Campinas, como forma de reduzir os impactos da crise na economia da região, evitando o aumento do desemprego.
Diversas entidades de classe, sindicatos de trabalhadores, órgãos públicos e empresas – dos segmentos de indústria, comércio, serviços e agronegócio – apoiam o movimento, incluindo a APAS – Associação Paulista de Supermercados. Da associação estadual que representa o setor supermercadista, marcaram presença o vice-presidente, João Carlos Galassi (Rede Galassi); o vice-presidente de Assuntos Financeiros, Ronaldo dos Santos (Rede Covabra); o diretor da Regional Campinas, Palimércio de Luccas (Supermercado Luccas); e o diretor adjunto da Regional Campinas, Alexandre Ferrato (Rede Delta Max). Entre as empresas âncoras que participaram da rodada e agendaram reuniões para fechar negócios estavam os Supermercados Galassi.
Pacto pela RMC
Durante a solenidade de abertura do Mova-se, o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, afirmou que a crise, embora não seja generalizada, é grave e sem previsão de término. “O crescimento do PIB brasileiro, neste ano, deve ser negativo, em torno de -1%. Mais razões existem para exigirmos rapidez nas medidas anticrise, como a redução da taxa básica de juros (Selic) e do spread bancário, um dos maiores do mundo”, ressaltou.
Neste dia, o presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, David Neeleman, também fez uma palestra para cerca de 400 convidados, na qual detalhou o planejamento estratégico da empresa para 2009, com 13 destinos a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos e mais de dois milhões de clientes transportados.

