A Associação Paulista de Supermercados (APAS) apoia e promove junto aos associados a Campanha Outubro Rosa, que visa mobilizar a população, empresas e entidades na prevenção ao câncer de mama e à importância do diagnóstico precoce. O material, que já está disponível para download no site da APAS, será enviado por e-mail aos associados nesta segunda-feira (27), para que consigam adaptar e utilizar as peças da melhor forma para engajar e conscientiza seus colaboradores e clientes.
A mobilização visa disseminar informação sobre este tipo de câncer, que é o mais comum entre as mulheres, ressaltando a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional. Durante o mês de outubro, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames.
O movimento tem sua origem ligada aos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês tornou-se oficial na prevenção da doença. Com o tempo, a ação foi disseminada por todo o mundo.