A seca nos reservatórios de água está ocasionando uma crise hídrica e energética no Brasil. Com o aumento da conta de luz, os supermercados acabam enfrentando um grande problema, pois já apresentam gastos significativos na energia elétrica. Iluminação, refrigeração e climatização são os grandes vilões nesta equação.
Cristiane Lima Cortez, do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio/SP, explica que o Brasil enfrenta a pior seca nos últimos 91 anos. “Desde 2014 esse alerta de escassez hídrica já estava posto. Não é uma surpresa, esse planejamento do que fazer para suprir essa falta de água nos reservatórios já existia. A boa notícia é que a oferta de potência instalada no Brasil aumentou”, explica. Como a maior parte da energia elétrica consumida no país é a hidroelétrica, a escassez aumenta a necessidade de utilizar outras fontes de energia, como a termoelétrica, que são mais caras. Isso reflete na conta de luz paga pelo consumidor.
O que os supermercados podem fazer a curto prazo? Economizar. Para ajudar os associados a encontrarem alternativas para diminuir o impacto nas lojas, o Campus Virtual realizou o webinar “Cenário Hídrico e Energético – Como melhor gerenciar seu supermercado com o aumento de custo da energia e da estiagem” com a participação de especialistas e supermercadistas. O vídeo está disponível no site do Campus Virtual para que os associados e seus colaboradores possam acessar. Clique neste link para conferir.
Os supermercadistas também podem solicitar o “Guia Prático para Supermercados mais Sustentáveis – Operação e Manutenção”, que oferece dicas de ações ecológicas e economicamente viáveis para o setor supermercadista no que se refere à manutenção e operação das lojas. Para ter acesso, o associado pode abrir uma ocorrência através da diretoria executiva da sua regional.