Estudo da Associação Paulista de Supermercados (APAS) aponta o setor como responsável por 35,6% dos postos criados pelo comércio no primeiro semestre de 2021.
O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, o que representa 35,68% das vagas do comércio nesse período. Segundo análise feita pela APAS, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), esse índice contribuiu para o total de 574.625 pessoas trabalhando no varejo alimentar até junho.
O cenário de empregabilidade no comércio paulista indica 104.236 admissões e 83.302 desligamentos, e um volume de 20.934 novas posições no acumulado do primeiro semestre, com um percentual de 36,69% correspondente aos supermercados.
Saldo de empregos no Estado de São Paulo no 1º semestre de 2021
“Os números dão a dimensão da importância do setor supermercadista como atividade essencial para economia e para geração de empregos. Mais de 570 mil pessoas atuam no segmento supermercadista do Estado de São Paulo, heróis do abastecimento responsáveis por garantir o acesso da população aos itens de primeira necessidade”, diz Ronaldo dos Santos, presidente da APAS.
Sobre a APAS – Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.505 supermercados associados que somam 4.315 lojas.