Das 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil, 13 compõem o quadro de associativismo da Associação Paulista de Supermercados (APAS). É o que aponta o Ranking ABRAS, estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) que retrata as movimentações do setor supermercadista no ano anterior. São eles: Pague Menos (30), Cooperativa de Consumo (29), Grupo Zaragoza (22), Grupo Amigão (20), Sonda (17), Savegnago (16), Dia (15), Companhia Zaffari (11), Cencosud Brasil (08), Grupo Muffato (06), Gpa (04), Assai Atacadista (02) e Carrefour (01).
A pesquisa foi apresentada no dia 17 de abril, durante o Smart Market, encontro do setor que reúne as lideranças do varejo alimentar. Estiveram presentes no evento o Presidente de APAS, Pedro Lopes Brandão, o Diretor-Geral da APAS, Carlos Correa, além de diversos diretores regionais, conselheiros e profissionais que fazem parte do quadro de colaboradores da APAS.
Em sua 46ª edição, o estudo do Ranking ABRAS considera a amostra de 1.247 empresas supermercadistas, com faturamento conjunto de R$ 509,1 bilhões. No topo, o Carrefour lidera pela sétima vez o Ranking ABRAS, movimentando R$ 108,1 bilhões em 2022. O segundo colocado no Ranking ABRAS, o Assaí Atacadista, ficou com R$ 59,7 bilhões, sendo seguido pelo Grupo Mateus, que subiu de posição no Ranking e ficou em terceiro, tendo apurado no período R$ 24,6 bilhões.
Ranking ABRAS
O Ranking ABRAS monitora o desempenho e as principais movimentações das empresas supermercadistas, compondo um amplo levantamento do resultado do trabalho de um dos setores mais fortes, dinâmicos e representativos da economia nacional. Segundo o estudo, o varejo alcançou em 2022 um faturamento de R$ 695,7 bilhões por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição, o que no resultado consolidado pelos supermercados representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Em relação à geração de empregos, o setor também trouxe números crescentes em relação ao estudo passado, apresentando 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos. A pesquisa também mostrou que o setor também expandiu em relação ao número de lojas, passando de 92.588 lojas no Ranking anterior para 94.706 lojas no atual.