O Google lançou nesta quinta-feira nos Estados Unidos um novo sistema para realização de pagamentos. Idealizado em parceria com MasterCard, Citigroup, First Data e Sprint e batizado de Google Wallet, o serviço permite a consumidores norte-americanos pagar pelas compras com o celular.
Desenhado como um aplicativo para celulares que utilizam o sistema Android, o serviço pegará carona na tecnologia “PayPass” da MasterCard e, ao contrário das ferramentas que utilizam mensagens de texto para liberar os pagamentos, funcionará integrado ao chip de “comunicação de campo próximo”, ou NFC, presente em aparelhos como o Nexus S e o Samsung Galaxy S II. Em resumo, o Wallet funcionará pela aproximação do celular a um aparelho de cobrança específico, como uma espécie de “Bilhete Único” em que o telefone móvel faz o papel do cartão.
Com o serviço, a gigante da internet – que diz ter atraído o interesse de grandes redes de varejo norte-americanas para unir o serviço com programas de fidelidade e ofertas de desconto – pretende encabeçar uma revolução nas formas de pagamento. O sistema estará disponível a partir do segundo semestre para usuários em Nova York e San Francisco e quem se interessar em testá-lo receberá do Google, gratuitamente, um crédito de US$ 10.
Outros sistemas
Os pagamentos efetuados com a aproximação dos celulares a leitores específicos não são novidade na Ásia – estima-se que um em cada cinco japoneses utiliza a tecnologia – e também não deverão ser exclusividade do Google nos Estados Unidos. A Visa tem testado um sistema de pagamento com celular junto a grandes bancos e tem planos de tornar a ferramenta comercialmente viável ainda neste ano.
Fonte: Diário do Comércio
