No último dia 31 de maio, a APAS Regional Sorocaba realizou a sua primeira reunião aberta com associados para discutir formas de implantação da campanha de banimento das sacolas plásticas. Estiveram presentes aproximadamente 35 supermercadistas, da Rede Bom Lugar, dos supermercados Estância (São Roque e Araçariguama), Pereira (Piedade), Cooperativa de Consumo Popular de Cerquilho (Coocerqui), Molina, Coopideal, Alvorada e Brasil Conveniência.
O diretor da APAS Regional Sorocaba, Joel Siqueira, conduziu o encontro, que contou com a participação dos vice-diretores Yoshio Sato, Luiz Claudio Zaia e João Antonio Gabriel; do assessor da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Cerquilho, Paulo Roberto Morato; do coordenador de Meio Ambiente de Piedade, Michel Xocaira Paes; e de representantes das empresas B4U (Sacolas Ecológicas), Vinícola Basso e Plascar-Siris.
Os empresários deram depoimentos das ações que estão desenvolvendo em suas lojas com o objetivo de conscientizar os consumidores a reduzirem o uso das sacolinhas plásticas. Dentre as ações podemos destacar promoções com sorteio de vale-compras para os que não utilizarem essas embalagens e a oferta de caixas de papelão e sacolas reutilizáveis.
O intuito é promover uma campanha com o apoio dos supermercadistas e das prefeituras municipais – o que vem de encontro com as ações da Associação Paulista de Supermercados contra as sacolas plásticas no autosserviço, incluindo a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” implantada em Jundiaí e o convênio com o governo do Estado para o fim da distribuição de sacolinhas nos supermercados paulistas a partir de 2012.
