O presidente do Conselho Deliberativo e diretor de Sustentabilidade da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Sanzovo Neto, reuniu-se na última sexta-feira (10 de junho) com o secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge Martins Sobrinho. O primeiro encontro com o secretário municipal, ocorrido na sede da secretaria, teve o objetivo de alinhar as ações de erradicação das sacolas plásticas nos supermercados da capital paulista e de todo o Estado. A extinção das sacolinhas terá início em janeiro de 2012.
Em relação ao Estado de São Paulo, a APAS e o governo estabeleceram no dia 9 de maio, durante a abertura da APAS 2011, um convênio para a realização de uma campanha de conscientização dos consumidores sobre o uso de sacolas plásticas. Já a lei que proíbe a distribuição gratuita e a venda das sacolinhas nos estabelecimentos comerciais da capital foi sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab no último dia 19 de maio.
Leia mais: APAS dá início à campanha educativa
O diretor Sanzovo apresentou ao secretário do Verde e Meio Ambiente o cronograma de ações da campanha de conscientização com os consumidores. A primeira fase da campanha educativa teve início em 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, e prossegue até setembro, com a distribuição de cartazes nos supermercados associados da APAS e treinamento dos funcionários das lojas.
A segunda fase terá início em 21 de setembro (Dia da Árvore e posteriormente início da Primavera) e consistirá na campanha em mídias sociais (Twitter, Facebook e Orkut). O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de se eliminar a cultura do descarte. A partir de 12 de novembro (Dia do Supermercadista) – última fase – todos os supermercados do Estado já oferecerão as sacolas reutilizáveis aos clientes e haverá uma ampla campanha em mídias de massa para reforçar a conscientização. A erradicação total das sacolinhas ocorrerá em janeiro de 2012.
Legenda da foto acima: Reunião na APAS acerta detalhes da campanha. Lojas começarão a receber cartazes esta semana
