O Índice de Vendas nos Supermercados (IVS), divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), apontou que nos seis primeiros meses de 2011, em termos de venda, os supermercados tiveram desempenho superior aos hipermercados.
Enquanto os hipermercados apresentaram queda de 2,38%, os supermercados registraram crescimento de 7,62%, tendo como referência lojas abertas há pelo menos um ano. “A realização de pequenas compras tem se intensificado ao longo dos últimos anos. Isso impulsiona as vendas dos supermercados, já que proporcionam maior agilidade na hora da compra para os consumidores”, explicou o vice-presidente e diretor de Economia da APAS, Martinho Paiva Moreira.
Mesmo analisando todas as lojas criadas no período pesquisado, o desempenho é expressivo a favor dos supermercados. Enquanto os hipermercados apontaram queda de 0,73%, os supermercados registraram elevação de 5,75%. “A tendência deve se manter ao longo do tempo diante desta mudança de comportamento do consumidor em aumentar a frequência das compras”, opina o diretor.
