A diretoria do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), parceira da Associação Paulista de Supermercados (APAS), reuniu-se na quarta-feira (3 de agosto) para definir estratégias para a realização de um estudo que definirá o perfil socioeconômico da cadeia produtiva de hortaliças no País. O objetivo é conhecer a horticultura do Brasil e suas características regionais para a consolidação de informações e elaboração de programas mais direcionados ao setor.
“Queremos conhecer melhor o nosso setor para atuar estrategicamente. Este é o primeiro passo para o fortalecimento do Instituto, que planeja muitas outras ações. O conhecimento do perfil socioeconômico do setor viabilizará a execução de programas mais eficientes”, explicou o presidente do Instituto, Carlos Schmidt.
A pesquisa será realizada em cinco regiões brasileiras e apontará, ao final, um perfil nacional e regional. Com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Ibrahort já elaborou um Termo de Referência e encaminhou a uma empresa de pesquisa especializada, indicada pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças Federal. Na reunião desta semana, foram definidos possíveis parceiros, executores e gestores para a realização do estudo.
“Em breve, haverá uma nova reunião em Brasília com a diretoria e parceiros. O estudo é de grande importância para o Instituto e para o setor”, disse o coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela criação do Ibrahort, Renato Abdo.
O Instituto
O Ibrahort é um instituto de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que atua estrategicamente no desenvolvimento da cadeia produtiva de hortaliças, com foco em oleráceas – popularmente conhecidas como verduras e legumes – e ligada ao agronegócio. É formado por técnicos especialistas, acadêmicos, pesquisadores e produtores das mais diversas áreas ligadas à horticultura. Foi criado em 2003, com o apoio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atualmente é constituído por 33 representantes de órgãos públicos, entidades privadas e segmentos ligados ao setor.
São membros do Instituto: Associação Brasileira de Supermercados (Abras); Associação dos Bataticultores do Sul do Estado de Minas Gerais (Abasmig); Associação Brasileira de Batata (ABBA); Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM); Associação Comercial dos Produtores Usuários da Ceasa Grande Rio (Acegri); Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa); Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrúti do Estado (Aphortesp); Confederação Nacional de Agricultura (CNA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimento do Estado de São Paulo (Sincaesp), Sindicato Rural Ibiúna e Tomita Hortaliças.
