A solenidade de abertura da 37ª edição da APAS SHOW, maior feira de supermercados do mundo, produzida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), contou com a presença de dezenas de autoridades políticas de São Paulo, em todos os níveis federativos, que foram recepcionadas pelo presidente Pedro Lopes. Junto a ele, compuseram o palco de honra da cerimônia o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi; o prefeito da capital, Ricardo Nunes; o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado; e o governador, Tarcísio de Freitas.
Em seu discurso, o presidente da APAS reforçou a grandiosidade do evento, a pujança do setor supermercadista e sua relevância para a economia nacional, além de apresentar as pautas setoriais através da Agenda Legislativa da APAS, que foi lançada no evento. Confira, abaixo, o discurso do presidente.
“Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos a Apas Show 2023. É uma grande satisfação recebê-los nesse grandioso evento.
Agradeço a Deus por mais este momento em minha vida. À minha esposa, Maria do Rosário, e à minha família que sempre me apoiam em minhas decisões.
Quero iniciar cumprimentando o nosso Governador Tarcísio de Freitas, que pelo segundo ano consecutivo prestigia o nosso evento. Governador, que esta seja a primeira de muitas na condição de Governador do Estado de São Paulo.
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, senhor André do Prado, Prefeito de São Paulo, senhor Ricardo Nunes, Presidente da ABRAS e da UNÉCS, meu amigo João Galassi. Obrigado pelas presenças. É uma grande satisfação dividir este palco de honra com todos vocês.
Cumprimento as demais autoridades presentes, é um prazer os receber na trigésima sétima edição da APAS Show, o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior evento de supermercados do mundo!
Aos empresários supermercadistas, aos nossos aliados institucionais, às empresas expositoras e aos patrocinadores. Obrigado pela presença, pelo apoio e pelo investimento que faz da APAS SHOW o palco de relevantes negócios entre empresas dos cinco continentes.
Neste ano, temos a expectativa de que 14 Bilhões de reais sejam gerados em negócios, aquecendo a economia da maior cidade da América do Sul, a nossa São Paulo.
Para alguns de vocês, esta pode ser a primeira vez na APAS SHOW. Eu sempre participei deste evento, mas, para mim, esta edição é especial, pois é a minha primeira vez como Presidente da APAS.
Muda muita coisa? Muda, sim.
É uma grande honra presidir uma entidade representativa como a APAS e ser o responsável por esse grandioso evento.
A APAS SHOW cresce a cada edição, e por isso, a nossa responsabilidade aumenta a cada ano. Neste ano, são 850 expositores, sendo mais de 200 deles internacionais, totalizando 78 mil metros quadrados de estandes, com a expectativa de visitação de mais de 120 mil pessoas nos 4 dias do evento.
E para que estes desafios sejam superados, conto com o apoio dos Conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo, e das Diretorias Regionais e Distritais e de Responsabilidade Social. E, também, com a dedicação dos talentosos colaboradores que atuam em nossa entidade, bem como de todos os envolvidos na organização. A todos, o meu muito obrigado.
Eu iniciei no setor supermercadista há quase cinquenta anos, quando, ao lado dos meus irmãos, empreendemos no setor com o objetivo de termos onde trabalhar. Naquela época, a APAS já existia. E ao longo desses anos, jamais imaginei que um dia eu seria o presidente desta pujante e importante entidade.
Como a maioria dos empresários supermercadistas aqui presentes, tudo o que eu aprendi foi na prática, abrindo e fechando as portas do próprio negócio, fizesse chuva ou fizesse Sol.
A relação que eu e meus sócios construímos junto aos clientes e fornecedores, envolve confiança, humildade, sinceridade e prazer em servir. Premissas que sempre nortearam todos os nossos relacionamentos. E foi deste jeito que a vida me ensinou a construir o presente para moldar o futuro. E esse é o aprendizado que orienta as minhas decisões enquanto Presidente da APAS.
A APAS é uma entidade plural, que congrega os supermercados de vizinhança e as grandes redes varejistas. Nossa entidade representa um setor que emprega, de forma direta, somente no Estado de São Paulo, mais de 640 mil colaboradores. Com um faturamento de R$ 208 bilhões de reais, os supermercados respondem por 7% do PIB estadual e arrecadam acima de R$ 9 bilhões somente em ICMS.
Somos um setor com grande capilaridade. Todo bairro, de qualquer cidade, conta com pelo menos um supermercado.
Nossas lojas fazem parte da vida das pessoas. Também somos a porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho.
Já ouviram a história do garoto pobre da periferia que era empacotador e virou gerente? Nossas lojas estão repletas de histórias assim.
Nossa atuação é pautada pelo ESG, sempre buscando o equilíbrio entre as questões de responsabilidade ambiental, social e de governança, pois são frentes que impactam a sociedade.
Temos como objetivo melhorar o ambiente de negócios, estimular o investimento, criar empregos e gerar renda.
Neste propósito, lançamos hoje para o Estado de São Paulo, a nossa Agenda Legislativa 2023, cujos pontos principais são:
- Reduzir os impostos sobre os produtos de primeira necessidade, em especial dos alimentos da cesta básica.
- Aprimorar as relações de consumo, trazendo razoabilidade para as multas aplicadas e dando um fim, de uma vez por todas, ao sensacionalismo televisivo.
- Modernizar as Leis com qualidade regulatória que proporcione a livre-concorrência e o fim da burocracia.
Desta forma, não poderia ser diferente, assim como a ABRAS, queremos uma reforma tributária que simplifique impostos e torne a arrecadação mais racional e equilibrada, diminuindo o preço dos alimentos na ponta, para as famílias.
Resumindo, os supermercados querem igualdade de condições entre concorrentes, mais comida na mesa dos brasileiros e menos “Custo Brasil” no bolso do cidadão.
A todos os presentes que acreditam em um Brasil melhor, contem com a APAS, pois esta é a jornada de todos nós!
Desejo a todos, uma boa feira e um bom congresso, que desfrutem ao máximo deste grandioso evento. E realizem bons negócios.
Muito obrigado!”