A Associação Paulista de Supermercados (APAS), representada pelo conselheiro Paulo Pompílio, o Coordenador de Operação de Loja da APAS, Marcelo Souza, e a Especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade da APAS, Kelly do Carmo, estiveram presentes nesta terça-feira (23) no lançamento do Movimento Pacto Contra a Fome.
Organizado pela sociedade civil, o movimento é suprapartidário e multissetorial e tem como missão combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil. Políticos e autoridades nacionais participaram da ação, que contou com a presença dos ministros Bruno Dantas (Tribunal de Contas da União), Wellington Dias (Desenvolvimento social) e Simone Tebet (Planejamento); do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito da capital, Ricardo Nunes.
O movimento tem como finalidade reduzir o desperdício de alimentos no país e, entre suas metas, está o objetivo de que nenhuma pessoa passe fome no país até 2030 e que todas as pessoas se alimentem bem até 2040. É importante ressaltar que o Brasil produz cerca de 30% a mais de alimentos do que o necessário para alimentar toda a população (cerca de 160 milhões) e é recordista em desperdício. Desperdiçamos cerca de 55 milhões de alimentos em toda a cadeia.