O processo de conversão dos supermercados CompreBem e Sendas, iniciado há 18 meses, envolveu cerca de R$ 230 milhões em investimentos e inclui a mudança e modernização de 221 lojas. Cada ponto de venda foi analisado por um grupo multidisciplinar de profissionais do Grupo Pão de Açúcar (GPA), tendo em mãos um plano de negócios cuja premissa foi desenhar o melhor modelo de loja para cada cliente a partir de estudos socioeconômicos e comportamentais, que culminaram em importantes mudanças nos hábitos de compra e na cesta de produtos do consumidor brasileiro.
Com esse direcionamento, a equipe do GPA determinou quais seriam as marcas que assumiriam as 221 lojas provenientes das marcas CompreBem e Sendas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o seu respectivo cronograma de reformas e todas as medidas para que as mudanças, feitas em grande parte com as lojas em funcionamento, tivessem o menor impacto possível para o consumidor durante as reformas, e resultasse em melhorias que fossem percebidas e valorizadas pelos clientes.
O Extra Supermercado passa a contar agora com 204 lojas, sendo 188 delas resultantes do processo de conversão. O modelo já está implantado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará e tem como principal diferencial amplas seções de perecíveis, especialmente congelados, itens frescos e carnes. A estratégia se mostrou acertada com resultados expressivos de vendas em segmentos como pratos prontos congelados, com elevação de vendas de até 60% em algumas lojas após a reforma, em relação ao desempenho verificado nas antigas bandeiras.
Curiosidades
A conversão de lojas CompreBem e Sendas para a marca Extra Supermercado envolveu:
– 246 mil metros quadrados de pisos revitalizados, equivalente a 30 campos do Maracanã;
– Ampliação da oferta de congelados e frigorificados, com mais 1800 balcões, que, dispostos linearmente, equivalem a uma distância de 20 quilômetros;
– 160 mil litros de tinta foram usados na pintura das lojas;
– cerca de 4000 colaboradores foram contratados para atender à demanda da ampliação das seções, especialmente perecíveis.
