Os supermercadistas associados da APAS de Jundiaí, interior de São Paulo, participam da Campanha De Olho na Validade, acordo da Associação Paulista de Supermercados e o Procon-SP. Eles se reuniram antes da entrada em vigor da medida compensatória, que aconteceu no dia 1º de outubro, com o vice-presidente e diretor de Convênios e Oportunidades da APAS, Edivaldo Bronzeri, e com o diretor do Procon de Jundiaí, Antonio Augusto Giaretta, para esclarecer dúvidas e planejar a divulgação da Campanha na cidade.
“A reunião foi muito importante, pois esclareceu dúvidas, possibilitando uma maior compreensão da Campanha”, disse o diretor da APAS Edivaldo Bronzeri. “Trocamos experiências e juntos implantamos a medida compensatória nas lojas da cidade, buscando sempre valorizar o consumidor”, explicou.
A APAS divulga o acordo com o Procon-SP para a conscientização dos consumidores e disponibilizou o comunicado oficial a e o regulamento da Medida Compensatória, com as recomendações de tamanhos e locais de disposição dos cartazes nos supermercados. Acesse aqui. O comunicado oficial permite identificar o estabelecimento participante da iniciativa. Para mais informações, os associados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento APAS, pelo telefone (11) 3647-5000.
O acordo
Nas lojas participantes, o consumidor que encontrar um item com prazo de validade vencido nas gôndolas dos supermercados, antes de passar pelo checkout, tem direito de receber gratuitamente o mesmo item com prazo de validade regular. Caso ele apenas perceba que o item está vencido em sua casa, prevalece o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC): ao mostrar a nota fiscal que comprova que o produto foi comprado naquela loja, será feita a troca.
Algumas lojas associadas à APAS implantaram o projeto piloto da medida compensatória e aprovaram a iniciativa. Veja:
“Clientes deram atenção à medida compensatória”, diz Atacadão
“O primeiro grande resultado foi a conscientização”, diz diretora do Carrefour
“Clientes elogiam a medida compensatória”, diz Marcio Milan
Coop implanta projeto piloto de Medida Compensatória
Legenda da foto acima: O diretor da APAS Edivaldo Bronzeri (à dir.) e o diretor do Procon de Jundiaí Antonio Augusto Giaretta falam a cerca de 50 supermercadistas da cidade sobre a medida compensatória

