O presidente Pedro Lopes representou o setor de comércio no lançamento da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico, da Indústria e do Comércio do Estado e em Prol dos Setores Automotivo, Supermercadista, Têxtil e de Confecções e do Gás Natural, que aconteceu nesta quarta-feira (07), no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a presença de diversas autoridades do executivo e legislativo, entre elas o governador Tarcísio de Freitas e o senador Marcos Pontes.
Em seu discurso, o representante do setor supermercadista reforçou a importância do diálogo com o poder público e entregou a deputada Carla Morando, coordenadora da frente parlamentar, a Agenda Legislativa de Supermercados da APAS. “Certamente que em nossa agenda legislativa do ano que vem, teremos muitas proposituras feitas pelos deputados componentes desta frente parlamentar”, reforçou durante o evento.
Carla Morando, por sua vez, destacou a importância dos setores Automotivo, Supermercadista, Têxtil e de Confecções e do Gás Natural para o PIB do estado de São Paulo e sua importante contribuição para a economia do país. “A iniciativa da Frente Parlamentar é fomentar, através da ALESP, as ações das demandas de desenvolvimento da indústria, do comércio e serviços, voltadas para combater os problemas com o excesso da carga tributária, dificuldade na concessão de créditos, taxa de juros impraticável, burocracia e discussões sobre substituição tributária”, afirmou.
O governador Tarcísio de Freitas destacou que a agenda de incentivo ao setor produtivo e a iniciativa privada é prioritária para a gestão estadual. “Temos que promover o desenvolvimento econômico se a gente quiser fazer justiça social. E esse desenvolvimento econômico vai se dar pelo acionamento de algumas alavancas. Nós temos que tratar da oferta de energia, oferta de crédito, questões tributárias, investimento em infraestrutura, capacitação profissional e digitalização. Nós estamos cumprindo, estamos seguindo este caminho em cada um dos pontos, todos os dias”, afirmou o governador. Ele também citou ações desenvolvidas pelo executivo no apoio do fomento econômico, como o Lançamento do Programa Jovem Aprendiz Paulista, em abril deste ano.
A cerimônia também contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, dos secretários de Estado Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos) e Guilherme Derrite (Segurança Pública), do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, dos deputados Guto Zacarias (UB), Thiago Auricchio (PL), Leo Oliveira (MDB), Ricardo Madalena (PL), Dani Alonso (PL) e Dr Elton (PSC), do prefeito São Bernardo dos Campos, Orlando Morando, entre outras autoridades e líderes de entidades da indústria, comércio e serviços.
Frente Parlamentar
A Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico reúne 30 integrantes, sendo cinco membros efetivos e 25 apoiadores, para ampliar o diálogo entre o poder público e representantes do setor privado para o fomento do desenvolvimento econômico, da indústria, do comércio e dos serviços em São Paulo. Ela tem como objetivo adotar medidas destinadas aos setores a qual representa, entre elas:
- Centralizar as demandas dos setores econômicos do Estado de São Paulo;
- Elaborar proposituras que visem o fortalecimento e incentivo aos setores econômicos do Estado;
- Apresentar Projetos de Lei objetivando a redução da carga tributária, visando o estabelecimento de melhor nível de competitividade das empresas paulistas frente às demais Unidades da Federação;
- Promover tratativas que visem estimular à inovação tecnológica, à pesquisa e o desenvolvimento nos setores abrangidos pela frente, bem como o incentivo da adoção de práticas sustentáveis;
- Realizar tratativas para o estabelecimento de parcerias na busca de recursos para investimentos que contribuam para o fortalecimento dos setores produtivos;
- Acompanhar e fiscalizar as políticas públicas relacionadas aos setores econômicos do Estado de São Paulo.