Supermercadistas do Estado de São Paulo e representantes da indústria discutiram na manhã desta quinta-feira (10 de novembro), na sede da APAS, a estrutura do recebimento de mercadorias nas lojas. O objetivo desta segunda reunião do Comitê de Relações de Mercado, criado pela entidade em outubro, foi desenvolver estratégias para melhorar a logística nas redes varejistas e favorecer o trabalho multisetorial. Dois grupos foram formados: um para estudar as dificuldades e oportunidades dos pequenos e médios supermercados, e outro para as grandes redes.
“Trabalharemos inicialmente com uma espécie de mapeamento do nível do serviço prestado em logística por supermercados e indústrias”, disse o diretor de Mercado da APAS, Omar Ahmad Assaf, sobre a decisão do Comitê em priorizar a discussão do assunto, por considerá-lo de grande importância para os setores. “O ideal é unir as áreas comercial e logística das empresas. O departamento comercial da indústria interfere no processo de comercialização dos produtos”, analisou sobre o tema.
O Comitê de Relações de Mercado é formado por cerca de 30 empresas, entre fornecedores e supermercadistas. Na reunião desta quinta-feira, estiveram presentes presidentes e diretores das seguintes empresas: Grupo Pão de Açúcar (GPA), Grupo Carrefour, Sonda Supermercados, Supermercados Confiança, Rede Parceiros, Urbano Agroindustrial, Itaipava, Unilever, Coca-Cola Femsa, Danone, Nestlé, Heinz Brasil, Hypermarcas, Procter & Gamble, Schincariol, Grupo JBS, Ambev, Vigor e Instituto Kantar WordPanel. O diretor Omar Ahmad Assaf também recebeu o diretor de Convênios e Oportunidades e presidente da Rede Parceiros, Edivaldo Bronzeri, e o diretor de Gestão Operacional e Comercial da APAS e da Rede Confiança (Bauru), Jad Zogheib.
“Considero importante a discussão sobre a padronização dos horários flexíveis para a entrega dos produtos e a uniformização das informações de distribuição”, disse Cláudio Bingre, da Urbano Agroindustrial. “Nossas ações devem ser realizadas de uma forma bem trabalhada”, orientou. Já a diretora de Retail e Shopper da Kantar WorldPanel, Fátima Merlin, alertou o Comitê sobre a necessidade de uma educação para boas práticas no que diz respeito ao recebimento. “O treinamento e a capacitação de nossos profissionais é algo comum a ser desenvolvido”, ressaltou.
“Já desenvolvemos um manual de boas práticas para orientar os supermercadistas sobre produtos vencidos. E ainda este mês iremos lançar um guia de orientação ao associado com o tema Gestão de Estoques e Redução de Rupturas, contou o diretor de Gestão Operacional e Comercial da APAS, Jad Zogheib. “A APAS está aberta para flexibilizar um modelo que satisfaça indústria e varejo”, completou o diretor. Os supermercadistas podem acessar o primeiro manual no Portal APAS.
Legenda da foto acima: Omar Ahmad Assaf (diretor de Mercado da APAS), Edivaldo Bronzeri (diretor de Convênios da APAS) e Wilson Simplini e Carlos Laux, ambos da Danone

Esta é a segunda reunião do Comitê, formado por cerca de 30 empresas, entre fornecedores e varejistas
