O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe, apurou a variação de preços de produtos indispensáveis para celebrar o arraial de São João. A cesta de produtos para festas junina e julina da APAS, composta por 40 itens, como doces, bolos, vinho tinto e milho, apresentou alta de 0,34% em maio.
Apesar do aumento acima do IPS-FIPE do mês, de 0,15%, os itens para as festas juninas têm apresentado desaceleração nos últimos 12 meses e acumula alta de 5,39%, abaixo do índice IPS-FIPE de 7,25%.
O leite, um dos principais ingredientes para pratos típicos da festividade, sofreu uma das maiores elevações, com aumento de 0,42% em maio e 1,88% nos últimos 12 meses. A alta no preço do leite no início de 2023 está relacionado tanto à redução dos estoques dos produtores quanto do aumento dos custos de produção.
O arroz, outro produto indispensável para a receita de arroz doce, também registrou alta no período, de 2,24%, e nos últimos 12 meses, de 1,14%. Em contrapartida, itens como os óleos (-0,31) e o pão francês (-0,12) tiveram redução de preço em maio.