Os supermercadistas têm um novo aliado para eliminar os produtos vencidos nas lojas. A APAS firmou uma parceria com a empresa Toledo Brasil e vai disponibilizar aos associados, em breve, uma ferramenta que agrega informações do prazo de validade ao código de barras dos produtos fracionados.
“A parceria complementa as ações da Campanha De Olho na Validade – uma parceria da APAS com o Procon-SP – que busca conscientizar supermercadistas e consumidores para a importância das informações nos produtos. Hoje o controle das mercadorias é manual”, informou o presidente da APAS João Galassi.
Em recente pesquisa realizada pela APAS junto aos seus associados, 82% dos supermercados aderiram à Campanha e 93% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a ação. De forma inédita, a Campanha oferece ao consumidor que encontrar um produto vencido nas gôndolas um item igual gratuitamente, e no prazo regular. As seções de perecíveis (35,6%) e mercearia (24,7%) dos supermercados obtiveram o maior número de ocorrências de produtos com prazo de validade vencido e, por isso, devem receber maior atenção dos lojistas.
“A novidade realmente facilitará a operação. O modelo barra nos checkouts os produtos vencidos, impossibilitando a venda”, ressaltou o diretor de Apoio ao Associado em Tecnologia da Informação e Logística, José Flávio Fernandes.
Além de ajudar os supermercadistas nos prazos de validade, o novo sistema facilitará o controle de vendas. “O sistema mostrará quantos itens foram vendidos de cada lote. Os estabelecimentos saberão o que está dentro da loja, mesmo que o consumidor tenha pegado o produto e deixado em outra prateleira”, explicou Galassi.
Um projeto-piloto da parceria foi implantado no Atacado Roldão, sem onerar custos ao associado, para ajustar etiquetas e códigos padrão para a operação. A expectativa é de que até 30 de janeiro de 2012 a ferramenta já esteja disponível para os associados.
