O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo, deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), que considera todas as em funcionamento no período pesquisado, registrou crescimento de 5,5% no acumulado de janeiro a novembro em relação ao mesmo período de 2010. Quando comparado o desempenho do mês de novembro de 2011 sobre o mesmo mês de 2010, o crescimento é de 7,17%. Já na comparação mensal, entre novembro e outubro houve queda de 2,28%.
“Tradicionalmente o mês de novembro apresenta queda na comparação mensal com outubro. Os indicadores apontam que o desempenho em novembro deste ano foi mais favorável do que o do ano passado, com retração de 5,62%. Isso sinaliza um aquecimento maior”, explica o diretor de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Martinho Paiva Moreira.
Enquanto isso, o faturamento real dos hipermercados no estado de São Paulo registrou queda de 0,91% em novembro em relação ao mês de outubro. No acumulado de 2011 houve crescimento de 0,64%. E em comparação ao mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 6,88%.
Somados, o faturamento real dos supermercados e hipermercados no estado de São Paulo registraram queda de 1,48% em novembro em relação ao mês de outubro. No acumulado de 2011, o crescimento foi de 2,57%. E em comparação ao mesmo mês do ano anterior houve alta de 6,97%.
“Embora tenha sido registrado queda em novembro nos supermercados, vale ressaltar que outubro apresentou crescimento acima do esperado, portanto, o efeito estatístico colaborou para que houvesse queda na comparação mensal”, diz Moreira. “Com a chegada do período de fim de ano, que proporciona aumento da renda e do emprego, e tradicionalmente, aquece as vendas do setor supermercadista, cria-se um cenário mais favorável para o consumo e decisões de compra, principalmente, entre as classes C, D e E. Diante da expectativa de crescimento nas vendas em dezembro, o setor crescerá neste ano acima das demais atividades econômicas”, conclui.
Acesse aqui a íntegra do Índice de Vendas nos Supermercados (IVS/APAS) do mês de novembro.
