O clima de carnaval já movimenta os supermercados de todo o Estado. Para aproveitar o período de festas, os lojistas lançaram promoções que devem estimular as vendas no período. A expectativa deste ano é de crescimento de 5% no consumo principalmente de bebidas e carnes, conforme levantamento do Departamento de Economia da APAS.
“Importante mesmo é atender a demanda dos consumidores, tanto dos que buscam festas como descanso. Os supermercados se adequaram para oferecer um grande mix de produtos”, disse o diretor de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Martinho Paiva Moreira.
Nos últimos anos, o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS/APAS) registrou alta média de 9% no consumo do mês de carnaval em relação ao mês anterior do feriado. “Como a data é móvel, não ocorrendo necessariamente no mesmo mês todos os anos, a comparação fica prejudicada. Mas sem dúvida os supermercados receberão mais visitas e venderão mais no período. Neste ano aguardamos um crescimento de 5% em relação ao carnaval do ano passado, que aconteceu em março”, explica Moreira.
Vendas
As festividades de carnaval aumentam o consumo de bebidas (cervejas e refrigerantes, principalmente) e carnes para churrasco, como picanha, maminha e contrafilé. “Como o aumento é sazonal, os preços de tais produtos não devem ser impactados. O que ocorre são ações promocionais para estimular o consumo”, afirmou Moreira.
