Ecologicamente corretas e práticas, as ecobags caíram na graça da população e das celebridades. Além de serem usadas para transportar as compras nos supermercados, elas já fazem parte do look de muitas pessoas no dia a dia.
O termo “ecobag” foi usado pela primeira vez com conotação fashion em 2007 pela designer inglesa Anya Hindmarch. Intitulada “I’m not a plastic bag”, a bolsa verde de Anya foi aprovada por várias artistas, como Kate Moss e Keira Knightley.
Karl Lagerfield, renomado estilista da grife Chanel, também já aderiu ao movimento e utiliza suas ecobags como acessório moderno. Dentre outras personalidades que aderiram estão Justin Timberlake, Sarah Jessica Parker, Jennifer Gardner e Jessica Alba, além da designer Donna Karan e até do primeiro-ministro canadense Stephen Harper.
São Paulo
Em São Paulo, ainda em 2007, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário do verde e do Meio Ambiente Eduardo Jorge convidaram a APAS para participar do evento “Eu não sou de plástico”, com o objetivo de educar a população para inibir o descarte irracional de materiais. Na época, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente organizou um desfile de bolsas e sacolas de materiais diversos, desenvolvidas por estilistas famosos. “Muitas pessoas já utilizam as ecobags, basta prestar atenção nos supermercados”, comemora.
Em 2009, a jornalista de moda Lilian Pacce lançou o livro “Ecobags, Moda e Meio Ambiente”. A obra é uma compilação de 120 bolsas ecológicas confeccionadas a partir de matéria-prima sustentável, como o algodão, a juta, o bambu e o plástico reciclado, contando com a criatividade e depoimento de grandes estilistas brasileiros, como Alexandre Herchcovitch e Juliana Jabour.
Desde o dia 4 de abril, o Estado de São Paulo não distribui sacolas descartáveis nos supermercados. A opção mais utilizada pela população tem sido as ecobags.
