A Associação Paulista de Supermercados (APAS) instrui seus associados a cumprirem a decisão da 1ª Vara Cível do Foro Central da capital, proferida nesta segunda-feira (25 de junho), disponibilizando aos consumidores, no prazo de 48 horas, seus estoques de sacolas para que estes possam acondicionar as compras. No entanto, a entidade informa que irá reforçar a campanha de conscientização para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados paulistas.
A APAS recomenda que os empresários do setor observem a seguinte prioridade de escolha do tipo da sacola, em função da disponibilidade, preço e qualidade: sacolas confeccionadas com 100% de plástico reciclado pós-consumo (plástico advindo das cooperativas de catadores e da indústria de reciclagem); sacolas de papel e sacolas de plástico reciclado pré-consumo (aparas).
Conscientização
Noventa por cento dos consumidores já utilizam alternativas sustentáveis no transporte de mercadorias, substituindo as sacolas descartáveis. Na última semana, o Ministério Público de São Paulo solicitou ao setor que ajude os consumidores a se adaptarem à mudança. A APAS então elaborou novas ações para aqueles clientes que ainda esquecem as embalagens e apresentará ao governo estadual e ao MP.
“Nosso objetivo é contribuir para a conscientização dos consumidores em favor da sustentabilidade e contra a cultura do descarte”, explica o presidente João Galassi.
Veja aqui a nota divulgada pelo MMA em defesa da campanha da APAS.
