A diretoria da Associação Paulista de Supermercados (APAS) reelegeu hoje o presidente João Galassi para estar à frente da entidade nos próximos dois anos (gestão 2012-2014).
“Agradeço a confiança dos diretores da APAS. Os desafios são grandes, mas a determinação é ainda maior. A união do nosso setor dá forças para continuarmos com os nossos objetivos”, disse Galassi. Ele recebeu em setembro de 2010 o cargo de João Sanzovo, que concluiu o ciclo após dois mandatos, e hoje é presidente do Conselho Deliberativo.
Todos os associados foram convidados para a eleição desta sexta-feira (29 de junho)realizada na sede da APAS. Eles foram notificados por carta e publicação em jornais do País.
Gestão Galassi
Em dois anos de mandato, o presidente João Galassi, junto com as Diretorias Estatutária e de Regionais e Distritais, desenvolveu campanhas para valorizar os associados e os consumidores do Estado de São Paulo. As ações também resultaram em ganhos institucionais junto ao poder público, ao firmar parcerias com órgãos de grande credibilidade.
Exemplo disso é a campanha de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis. O setor se uniu em defesa do meio ambiente e continua o trabalho de conscientização para o uso racional dos recursos naturais. A APAS atua em parceria com diversas entidades, como o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério Público Estadual, o Procon-SP, o Governo do Estado, prefeituras, associações e entidades de classe.
Nesse mesmo caminho, a entidade lançou no final do ano passado o Guia da Loja Verde, publicação inédita que orienta como os empreendimentos do setor podem ser sustentáveis. O guia, distribuído a todos os associados, revolucionou as ações no setor ao mostrar que é possível aumentar os negócios e o faturamento, sempre dentro das premissas de sustentabilidade.
A Campanha De Olho na Validade, executada em parceria com o Procon-SP em outubro de 2011, inspirou outros Estados do Brasil. As associações Mineira (Amis), Catarinense (Acats), Paraense (Aspas) e Pernambucana (APES) apoiaram a medida que beneficia todo o mercado, aprimorando as relações de consumo, uma vez que incentiva o consumidor a conferir o prazo de validade antes do ato da compra.Pela ação, o cliente que encontrar um produto vencido nas gôndolas tem direito de levar outro igual ou similar – na validade – gratuitamente.
Outros exemplos de campanhas que receberam o apoio da APAS foram o Pense Rosa, de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, e a Lei Estadual Antiálcool, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Reunião Diretoria Estatutária
A Diretoria Estatutária da APAS discutiu nesta sexta-feira (29 de junho) os próximos eventos da entidade, como o Troféu Ponto Extra e o Evento Família 2012.A Escola APAS e o departamento de Economia também apresentaram a pesquisa salarial realizada neste mês de junho com os associados, que servirá de apoio para a contratação e plano de carreira dos colaboradores do setor.
A Diretoria de Sustentabilidade apresentou ainda os próximos passos da campanha de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis, bem como as ações de conscientização e a nova campanha que será divulgada em breve pela entidade.