A área de Relações Institucionais da APAS tem realizado um amplo trabalho de mapeamento de stakeholders para embasar a tomada de decisão do Conselho de Administração sobre pautas prioritárias. Sob orientação do Comitê de Relações Institucionais, coordenado pelo vice-presidente Erlon Ortega, a área de relações institucionais da APAS analisado macroestruturas do cenário para determinadas pautas que são estratégicas para o setor.
Para cada pleito ou pauta setorial, o cenário de macroestrutura analisado muda, pois os interesses de outras partes interessadas também mudam conforme seus próprios planejamentos estratégicos. Portanto, nesta semana, com vistas a uma pauta que tem sido debatida pelo comitê, a área de relações institucionais se reuniu com membros do Governo do Estado, da FIESP e da FecomercioSP, sempre em busca de um grau comum, ou seja, um entendimento de como determinada pauta pode se tornar prioritária e ser aprovada sem trazer custo ou risco político para a APAS.
Muitos outros atores serão procurados pela área de relações institucionais nas próximas semanas. Com o entendimento estratégico desta macroestrutura formada no planejamento de stakeholders, a área de relações institucionais irá analisar as arenas de poder que viabilizam ou não políticas públicas. Neste caso, Casas Legislativas e secretarias do Estado serão procurados para destrinchar o assunto e subordinação dos atores com base na influência sobre o poder decisório em busca da melhor compreensão de como se daria na prática o avanço das pautas junto à opinião pública.
Com base no trabalho da área institucional coordenada por Rodrigo Marinheiro, o Comitê Institucional, através do primeiro vice-presidente Erlon Ortega, emitirá um parecer para o Conselho de Administração, que, liderado pelo Presidente Pedro Lopes, decidirá se o setor avançará em determinada pauta atuando junto com os stakeholders prioritários mapeados para que a matéria passe a figurar dentro da agenda dos Governos Legislativo e Executivo.