Em pauta na reunião dos dirigentes da ABRAS realizada nesta semana, foi debatida a situação da escalada nos casos Covid-19 nos estados e municípios. Proposta por uma capital da região nordeste, a implantação de tapetes higienizastes no protocolo dos supermercados foi recusada pelos dirigentes da entidade, pois sua eficácia é cientificamente comprovada ineficiente.
Na pauta das commodities, destaque para a estabilidade no preço do arroz e a baixa nos preços do feijão, óleo de soja e muçarela, indicando que os valores estão próximos de uma acomodação.
O avanço das Indústrias no mercado direto com o consumidor também foi debatido pelos dirigentes. O modelo B2B2C (Business to Business to Consumer) é quando a indústria vende os bens de consumo para o varejo, que os comercializa ao consumidor. É o tipo de relação comercial que permite à empresa B2B chegar indiretamente ao consumidor, sem conflitar com o varejo.
O D2C (Direct to Consumer) é quando as indústrias, importadores e distribuidores passam a vender diretamente para o consumidor, sem a participação das lojas de varejo. O D2C significa que a fábrica vende direto para o consumidor final, movimento que foi acelerado pela indústria durante a pandemia, principalmente mediante comércio eletrônico (e-commerce), sob a alegação da necessidade de buscar alternativas para minimizar os impactos da crise.