O setor supermercadista brasileiro emprega mais de 1,7 milhão de pessoas, segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), por meio de dados do Ministério do Trabalho e Emprego e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número representa 3,7% dos profissionais ativos no Brasil e retrata um cenário positivo de contratações.
“Diante de seu dinamismo na atividade econômica brasileira, o setor supermercadista desponta como impulsionador do mercado de trabalho. Muitas vezes é a porta de entrada e o primeiro emprego de parcela significativa da população brasileira. Ao longo de 2013 o setor deverá manter o ritmo elevado de contratações”, analisa o economista da APAS Rodrigo Mariano.
No Estado de São Paulo, o total de colaboradores atingiu a marca de 480 mil, representando 3,6% de toda mão de obra empregada. O levantamento registrou, ainda, crescimento de 3,44% de postos de trabalho do Brasil, e 4,08% no Estado de São Paulo, em relação a março de 2012.
Os dados se referem aos comércios varejistas listados como supermercados, hipermercados, atacados de produtos de alimentos e bebidas, minimercados, mercearias, armazéns e comércio de hortifrutigranjeiros. Em se tratando apenas de supermercados e hipermercados, a evolução mensal do emprego foi de 3,19% no Brasil, atingindo 1.093.499 colaboradores, e cresceu 3,73% no Estado de São Paulo, atingindo 331.870 colaboradores.
