A Associação Paulista de Supermercados (APAS) recebeu em sua sede na segunda-feira, 09, um grupo de 44 empresários sul-africanos integrantes do “Programa Internacional de Desenvolvimento de Liderança”, que atuam no ramo do varejo e atacado. Durante a visita, eles puderam conhecer as instalações da APAS, e participaram de reuniões para conhecer as equipes, a forma de atuação e os cases de sucesso da entidade.
A visita técnica ganhou destaque no Painel S.A, do jornal Folha de S.Paulo, nas versões impressa e online, pela relevância e pioneirismo da APAS no ramo varejista em seus diversos campos de pesquisa e estudo. O encontro foi organizado pela Universidade de GIBS (Gordon Institute of Business Science) na África do Sul junto com o Departamento de Comércio e Indústria do Consulado da África do Sul.
A visita na APAS permitiu que os empresários sul-africanos conhecessem as peculiaridades do setor supermercadista brasileiro com a expectativa de que a APAS os apoie nas áreas de inovação, tecnologia, ESG, treinamento de mão de obra, competitividade, logística e o desenvolvimento setorial voltado para as pequenas e médias empresas.
A APAS possui 1576 empresas supermercadistas associadas, sendo que o trabalho de desenvolvimento setorial feito pela APAS é um dos principais motivos de o setor supermercadista brasileiro estar em plena expansão e não na mão de poucos grupos comerciais concorrentes. Esse trabalho de desenvolvimento e representação igualitária que a APAS proporciona aos seus associados, do pequeno às grandes redes varejistas, é um diferencial que os sul-africanos entendem como fundamental para o desenvolvimento perene do setor supermercadista na África do Sul.