O cenário atual é muito claro: Cada vez mais conectados e adeptos à tecnologia, os consumidores se tornam mais exigentes e lançam mão de pesquisas e até levam em consideração a opinião de outras pessoas para a escolha de determinado produto ou serviço. Na contramão, vivemos uma crise educacional, o que ocasiona a falta de mão de obra especializada e, por consequência, a disputa acirrada pelos talentos disponíveis no mercado de trabalho.
Como gerir as pessoas dentro deste processo e, no caso do setor supermercadista, reduzir o turnover? O renomado consultor Alexandre Prates, que ministrou palestra no último encontro do ano do Comitê de RH da Escola APAS, responde:
“Atualmente, o consumidor quer sempre mais e, do outro lado, tem profissionais entregando menos. Resultado? Um mundo de oportunidades para as empresas se destacarem. Neste contexto, é necessário assumir a responsabilidade de educar, capacitar e desenvolver os colaboradores, a partir de uma gestão bem organizada no que tange à formação de pessoas”, explicou Alexandre Prates.
O ex-office-boy, que atende 120 clientes em 18 estados, entre grandes líderes e personalidades, além de empresas renomadas, ainda afirmou que um dos maiores erros é terceirizar a responsabilidade do atual – e problemático – cenário. “Tenho uma frase emblemática: ‘O problema é das empresas’, pois elas que devem encorajar os colaboradores a desaprender para aprender o que é novo. É preciso desafiar e incomodar, no bom sentido, estes profissionais, para que os mesmos não entrem em uma zona de conforto, cujo resultado é uma equipe improdutiva”, disse Prates.
Neste contexto, o consultor também ressaltou a importância de proporcionar um ambiente saudável para os colaboradores, tornando-os participativos e importantes no desenvolvimento das atividades da empresa. “Trabalhar se divertindo é sempre mais produtivo, então, os líderes não podem atuar como ‘sabotadores’. Estreitar o relacionamento e despertar o engajamento dos colaboradores resultará em um melhor atendimento aos consumidores e, por sua vez, gerará mais resultados”.
De acordo com Alexandre, os resultados devem ser sustentáveis, ou seja, mais duradouros e alinhados aos valores e propósitos da empresa. “No relacionamento com os colaboradores é sempre bom agregar e não apenas subtrair do outro. A reputação também é importante para conquistar as pessoas e o respectivo comprometimento da equipe”.
Por fim, o consultor compartilhou uma curiosidade com os supermercadistas: Em linhas gerais, os grandes líderes mostram medo, ansiedade, angústia e insegurança no dia a dia. Neste momento, entra em ação algumas das virtudes que acompanham profissionais de sucesso. “Consciência, ação e disciplina para manter-se firme nos propósitos.”, concluiu.
Após a palestra, denominada A Reinvenção do Profissional Coaching Aplicado para o Profissional do Futuro, a APAS presenteou todos os associados com seu livro “A Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro” autografado.
Feedback positivo
A satisfação dos supermercadistas em relação ao conteúdo apresentado foi unânime. Bruno Santos da Silva, do Hirota Supermercados, afirmou que sempre participa do Comitê de RH e avaliou como “muito boa” a palestra. “Gostei da parte de agregar valor à empresa e, inclusive, quero utilizar no momento de selecionar candidatos”.
A empolgação foi tanta que a gerente Viviane Federzoni não vê a hora de ler o livro do consultor. “Gostei de tudo. Será muito útil, ainda mais neste momento que vamos iniciar uma política de treinamento na empresa”.
Rodrigo Viana, do Seta Atacadista, participou pela primeira vez do Comitê de RH. A experiência valeu a pena. “O Alexandre apresentou de forma bem simples, de fácil entendimento, o conteúdo. Será bom para refletir e repensar as exigências dos profissionais e, como integrante do RH, quero contribuir para a empresa, gerando mais resultados”, concluiu.
Clique aqui e confira as fotos do Comitê.
Sobre o Comitê
Com uma agenda trimestral de reuniões, o Comitê de RH da Escola APAS foi idealizado com o objetivo de proporcionar condições para a capacitação profissional dos colaboradores alinhados à demanda do mercado. Para tal, o encontro discute processos de mudança com foco no desenvolvimento pessoal e profissional os colaboradores, a fim de atrair e reter talentos no setor.
A próxima reunião do Comitê será realizada em março de 2015. Programe-se e mais informações poderão ser obtidas em fevereiro do mesmo ano, no Portal APAS.