Nas rodas de amigos, sempre dizem que em uma discussão a última palavra é sempre da mulher. No caso do consumo das famílias, esta máxima também se torna verdadeira com o passar do tempo, na medida em que as mulheres exercem um maior poder de influência sobre as decisões de compras nos lares brasileiros. É o que aponta o departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
O cenário descrito acima está diretamente relacionado à crescente participação das mulheres como chefes de família, fato exemplificado pelo último Censo, realizado em 2010, que aponta um salto de 19,5% para 46,4% no percentual de famílias que contemplam mulheres como a responsável pelo domicílio. Já uma pesquisa realizada pela McKinsey & Co revelou que o público feminino representa 44% da força de trabalho no Brasil. Esta alteração de perfil proporciona a redução no tempo disponível para outras atividades, tais como fazer compras nos supermercados, e, neste sentido, o varejo como um todo deve se atentar para um atendimento diferenciado a este público.
No que tange especificamente ao setor supermercadista, a alteração no perfil das residências afeta diretamente as tendências do consumo, já que a indústria de alimentos e bebidas passa a investir em produtos mais práticos, econômicos e com porções menores – ou até mesmo porções individuais. Neste cenário, abre-se um leque de possibilidades para a expansão dos serviços, a partir de um mix diferenciado de produtos, como por exemplo, pratos prontos, mini pizzas, além de carnes, verduras e frutas in natura embaladas em porções menores.
Os produtos ofertados a este público também estão atrelados à facilidade, praticidade e qualidade e, de quebra, ainda alteram o mix de produtos diante do aumento do poder de compra desta parcela da população, a partir da maior disponibilidade de produtos da cesta de higiene e beleza, por exemplo. Aliado a isso, há também os serviços que facilitam a vida das mulheres, como por exemplo, a comercialização de produtos pela internet.
Confiança é tudo
Neste ano, o tema da Feira APAS 2014 é “Confiança – Fundamentos do Time Campeão”. Por falar em confiança, um estudo realizado pela Nielsen, denominado Mulheres do Amanhã: Um Estudo sobre as Mulheres ao Redor do Mundo, apontou que as mulheres confiam em quem conhecem. Por exemplo, quando se trata de propaganda, as mulheres confiam em recomendações de conhecidos acima de todas as outras formas e, ao mesmo tempo, se mostram mais reticentes para confiar em anúncios oriundos de mensagens no celular, por exemplo. A confiança em uma empresa significa muito no caso das mulheres.
O estudo foi realizado em 21 países (Brasil, Nigéria, China, Rússia, Índia, África do Sul, Malásia, Tailândia, México Turquia, Austrália, Japão, Canadá, Coreia do Sul, França, Espanha, Alemanha, Suécia, Itália, Reino Unido e Estados Unidos. Em 20 dos 21 países, qualidade é o acionador primordial da lealdade à marca. O quesito “Preço mais baixo” sequer figura entre os três principais critérios nestes países.
