A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), divulgou nesta segunda-feira (21 de maio), em parceria com a Nielsen, o ranking das maiores redes atacadistas do País.
A bandeira Makro lidera a lista, com faturamento de mais de 6 bilhões de reais somado em 2011. A rede Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, está na segunda posição, com faturamento de 4,2 bilhões de reais, 31,8% a mais em relação ao ano anterior.
O segmento atacadista como um todo cresceu 2,2% em 2011 na comparação com o ano anterior, somando faturamento de 164,5 bilhões de reais. O número de companhias que representam esse setor saltou de 412 para 428.
Segundo o presidente da ABAD Carlos Severini, o crescimento das redes de atacarejo está relacionado a um número maior de consumidores finais que optam pela compra nesse modelo de negócio. “Esse número ampliou para cerca de 1,8 milhão de famílias, que pelo menos uma vez no ano comprou em uma bandeira de atacarejo”, disse Severini.
Em 2008, a cada 100 domicílios, 19 faziam compras em redes de atacado. No ano passado, o número pulou para 31 domicílios. “Mas vale lembrar que esse modelo de negócio só se justifica em regiões com mais de 100.000 habitantes”, afirmou Olegário Araujo, diretor nacional de atendimento ao varejo da Nielsen.
Veja a seguir as dez maiores redes atacadistas do País, segundo o ranking da ABAD:

