Segundo o Índice Nacional de Vendas ABRAS, As vendas do setor supermercadista acumulam alta de 0,80% no período de janeiro a agosto, ante o mesmo período do ano anterior.
Em agosto, as vendas em valores reais – deflacionadas pelo IPCA/IBGE – apresentaram queda de -2,65% em relação a julho e alta de 1,73% na comparação ao mesmo mês do ano de 2015. Já em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de -2,22% na comparação com o mês anterior e, quando comparadas a agosto de 2015, a alta foi de 10,87%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 10,34%.
“Como já vínhamos verificando desde o mês de junho, o índice de vendas do setor mostra uma estabilização e, com isso, uma sensível melhora da economia, aumentando as nossas perspectivas de um segundo semestre melhor do que o primeiro. Vários indicadores do consumidor e dos empresários também mostram que a confiança está voltando”, afirmou Marcio Milan, superintendente da ABRAS.
Perspectivas positivas
As expectativas dos supermercadistas em relação ao setor estão mais positivas, de acordo com o Índice de Confiança apurado pela GfK exclusivamente para a ABRAS. A medição passou de 50.1 pontos, em junho, para 56,3 pontos em agosto.
“As perspectivas para os próximos seis meses são ainda melhores para 80% dos respondentes. Um índice que melhorou bastante em relação às medições anteriores”, destaca Marco Aurélio Lima, diretor de Relacionamento da GfK Brasil.