A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou o Ranking Abras 2008, com as vinte maiores empresas do setor supermercadista brasileiro. Depois de sete anos, o grupo francês Carrefour volta à primeira colocação, com um faturamento de R$ 19,3 bilhões em 2007. Desde 2000 liderando o ranking, a Companhia Brasileira de Distribuição, que controla o grupo Pão de Açúcar, aparece agora em segundo, com faturamento de R$ 18,8 bilhões.
O ano de 2007 foi marcado por um intenso movimento de fusões e aquisições, o que resultou em alterações no Ranking Abras. Em abril, o Carrefour comprou a rede Atacadão. A rede Pão de Açúcar comprou, em novembro, 60% do capital da rede atacadista Assai. No mesmo mês, a chilena Cencosud adquiriu a rede GBarbosa. Outra novidade é a entrada, na lista das vinte maiores, do Supermercados BH (MG), Super Muffato (PR) e do Zona Sul (RJ).
A pesquisa completa do Ranking 2008 será divulgada pela revista SuperHiper, da Abras, no mês de abril. Confira abaixo a lista dos vinte maiores do setor.
Class. 2007 Fantasia UF Fat. Bruto 2007
1 CARREFOUR SP 19.257.330.564
2 GRUPO PÃO DE AÇUCAR SP 18.762.182.378
3 WAL-MART BRASIL LTDA SP 15.002.403.199
4 GBARBOSA SE 1.898.588.860
5 ZAFFARI E BOURBON RS 1.607.315.657
6 EPA / MART PLUS / VIABRASIL MG 1.540.995.004
7 SUPERMERCADO BRETAS MG 1.503.768.068
8 PREZUNIC SUPERMERCADOS RJ 1.476.337.984
9 ANGELONI SC 1.187.062.859
10 SUPER MUFFATO PR 1.148.000.323
11 COOP SP 1.102.971.667
12 Y YAMADA PA 1.100.703.394
13 LIDER SUPERMERCADOS PA 998.899.877
14 CONDOR PR 924.863.722
15 SUPERMERCADOS BH MG 860.000.000
16 SONDA SP 832.297.190
17 ZONA SUL RJ 767.065.454
18 COM. CARVALHO PI 632.496.446
19 SUPERMERCADOS SAVEGNAGO SP 600.099.945
20 BAHAMAS MG 502.362.001
Médios crescem mais
As lojas de supermercados com área de até 2 mil metros quadrados e 10 a 19 check-outs foram as que mais cresceram em volume de vendas no ano passado (6,6%). Em segundo lugar, ficaram os pontos-de-vendas com 5 a 10 check-outs, com um crescimento de 4,6%.
As três maiores empresas do setor de supermercados têm lojas nesse formato de loja de vizinhança, que atrai principalmente clientes das classes C e D: Dia%, do Carrefour; Extra Perto e Extra Fácil, do Pão de Açúcar; e Todo Dia, do Wal-Mart. O presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Sussumu Honda, ressalta que o crescimento dessas lojas deve-se ao aumento de renda da população brasileira.