A Abras – Associação Brasileira de Supermercados divulgou o ranking de vendas de 2009, com as vinte maiores empresas do setor supermercadista brasileiro. O grupo Carrefour manteve a liderança, com faturamento bruto de R$ 22,4 bilhões, seguido pelo Pão de Açúcar (R$ 20,8 bilhões), Wal-Mart (R$ 16,9 bilhões) e GBarbosa (R$ 2,3 bilhões). Em relação aos três primeiros colocados, as altas foram de 16,7%, 11,2% e 13%, respectivamente, sobre 2007.
O ranking apontou ainda aumento de 11,46% no faturamento das maiores redes supermercadistas do País, e mostra que a disputa pela liderança do setor se mantém acirrada. No conjunto, as vendas das 20 maiores passaram de R$ 71,7 bilhões, em 2007, para R$ 82,1 bilhões, em 2008.
A partir da quinta colocação, a pesquisa registrou movimentação, com trocas de posições significativas. A mineira Bretas Supermercados, por exemplo, foi da 7ª para 5ª colocada, enquanto a gaúcha Zaffari ocupa a 6ª posição. Outros que alteraram de posições foram o Prezunic Supermercados (RJ), agora em 7° lugar; o Super Muffato (PR), atualmente na 9ª posição; e o Sonda (SP), o 15° colocado. Confira a seguir a lista dos vinte maiores do setor.

