A Abras – Associação Brasileira de Supermercados apresentou esta semana o Programa de Certificação de Produção Responsável na Cadeia Bovina, iniciativa que visa contribuir para o aprimoramento das práticas da produção no setor, abordando aspectos ambientais, sociais e sanitários.
“A proposta é atender o desejo do consumidor, que quer um produto que não tenha origem em áreas de desmatamento e que também não esteja comprometido com outras questões sociais existentes no País. O brasileiro, que aprecia um bom churrasco, poderá ter a certeza de que a carne que compra nos supermercados é produzida com responsabilidade socioambiental”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que esteve presente no evento, trata-se de um dia histórico para o consumidor. “A iniciativa da Abras é uma resposta da sociedade brasileira em relação à importância da sustentabilidade. É um exemplo de como uma ponta de uma cadeia produtiva, no caso, o varejo, pode ajudar a mudar as formas de produção em busca de um país melhor”, afirmou.
O programa consiste na certificação das plantas frigoríficas e na qualificação gradativa das propriedades rurais, a partir de auditorias. Para valorizar a atuação do setor produtivo na adoção de melhores práticas, a Abras irá divulgar o programa por meio da criação de peças de comunicação visual para os pontos de venda, e também com um selo, que deverá ser usado na própria embalagem da carne. O programa acontece com a adesão de redes de supermercados e de frigoríficos. Uma vez implementado, as redes se comprometem a adquirir somente produtos de empresas participantes.
